O Hospital Regional de Sinop, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde, realizou dois mil 607 procedimentos cirúrgicos no primeiro semestre de 2024.
De acordo com o balanço realizado pelo hospital, o número representou um aumento percentual de 74% de cirurgias realizadas no mesmo período de 2019, quando foi registrado um total de mil 491 operações.
O Hospital Regional, que está em fase final de modernização e já apresenta 98% das obras concluídas, oferece um atendimento ainda mais eficiente e ágil à população da região.
A unidade tem quatro salas de cirurgia e 50 leitos cirúrgicos, que atendem as especialidades de ortopedia, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica e cirurgia oftalmológica, além de realizar procedimentos cirúrgicos para captação de múltiplos órgãos.
O hospital faz, em média, 434 procedimentos por mês.
O diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, também destacou que a unidade se tornou referência na área de captação de órgãos.
Das seis captações realizadas em todo o estado, três ocorreram na unidade administrada pelo Governo de Mato Grosso.
O gestor destacou ainda que o hospital é referência de atendimento para 30 municípios da Macrorregião Norte, com cerca de 900 mil habitantes, que são encaminhados via Sistema de Regulação ou em caso de resgates de urgência e emergência.
Já o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, Oberdan Lira, reforçou que o Hospital Regional de Sinop oferece atendimentos complexos com alta qualidade, garantindo um cuidado médico avançado e eficaz para todos os pacientes.