Com sintomas bem semelhantes aos de uma gripe comum, o H1N1 é um subtipo do vírus Influenza A e que pode levar a complicações muito graves.
A transmissão ocorre por tosse, espirros ou contato com objetos contaminados por secreções de pessoas infectadas.
O H1N1 provoca uma infecção aguda do sistema de infecções e os riscos à saúde são maiores em crianças, idosos, pessoas com asma ou que possuem outras comorbidades.
O apresentador Silvio Santos recebeu o diagnóstico da doença em julho e voltou a ser internado no início de agosto, quando esteve no hospital para realizar exames e causou complicações decorrentes da gripe.
O H1N1 deixa o paciente mais suscetível a uma infecção pulmonar bacteriana e, no caso de Silvio Santos, evoluiu para broncopneumonia.
A informação que relatou a morte do apresentador afeta as estruturas internas da mobilidade, entre eles os alvéolos, responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, os principais sintomas da broncopneumonia são tosse com articulação, febre alta, calafrios, falta de ar e dor no peito ao respirar.
Para prevenir a doença é importante lavar sempre as mãos, evitando o tabagismo e aglomerações.
Outro cuidado é tomar a vacina contra a pneumonia pneumocócica, que é disponibilizada pelo SUS para crianças a partir dos dois anos de idade e adultos.