Servidores da segurança pública participam de curso sobre fraude em energia elétrica

0
68
Com Assessoria/Energisa

Policiais civis, militares, peritos da Politec e colaboradores da Energisa participam nesta semana de uma capacitação para aprimorar os conhecimentos sobre o crime de furto de energia elétrica.

O curso “Local de Furto de Energia” é ministrado por Sérgio Maia, perito criminal da Paraíba e especialista em furto de energia, além de fraude em medidores. “Esse curso vai trazer um resultado efetivo para as ações que a concessionária desempenha e para o combate ao crime que a polícia desempenha. Uma vez que os peritos e equipes da concessionária são qualificados para reconhecer diversos tipos de irregularidades e como redigir o laudo da melhor forma, o resultado será mais efetivo, trazendo mais benefícios para a sociedade”, ressaltou Sergio Maia durante o curso.

Para o secretário adjunto de Integração Operacional da Segurança Pública, coronel Fernando Carneiro Tinoco, essa formação contribuirá significativamente nas investigações, perícias e operações integradas de repressão às fraudes e furtos de energia elétrica. “Temos como determinação e política de governo o combate a todas as modalidades de crimes. No caso de furtos e fraudes de energia, não poderia ser diferente. Sabemos que além dos prejuízos à concessionária, esses delitos também resultam em danos aos cofres públicos porque em todos eles há sonegação de impostos”, assinala.

O evento conta com a participação de cerca de 150 pessoas, entre eles mais de 40 peritos da Politec de Mato Grosso. “É necessário conscientizarmos toda sociedade que o crime de fraude ou furto de energia elétrica tem suas consequências. Diante dos riscos à segurança pública e da gravidade do crime previsto no Código Penal, o combate ao furto e a fraude de energia elétrica se torna uma missão crucial, exigindo constante aprimoramento por parte dos profissionais responsáveis pela sua investigação”, explicou Luciano Lima, gerente de combate a perdas da Energisa MT.


Prisões

Somente neste ano em Mato Grosso, 32 pessoas foram presas e mais de 80 operações em conjunto com as forças policiais e Politec foram realizadas. A última prisão por furto de energia elétrica ocorreu em Várzea Grande, em uma operação em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, quando duas distribuidoras de bebidas foram fiscalizadas e as duas estavam com desvio de energia. O proprietário de ambas foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município. 

“As operações e ações de fiscalização são realizadas em todo o estado. Também no mesmo segmento uma ação foi realizada em Sinop em uma distribuidora de bebidas que também foi flagrada cometendo o crime de furto de energia. Só nessa unidade foram recuperados mais de R$ 21mil reais entre energia e impostos”, explicou Luciano Lima.