Corinthians anula Flamengo de Tite e renova esperanças no Brasileirão

0
71
Foto: Agencia Corinthians

O Corinthians não apenas venceu o Flamengo no último domingo, como anulou a equipe comandada pelo técnico Tite na Neo Química Arena. O desempenho a nível coletivo dos comandados de Ramón Díaz não foi o suficiente para tirar o time do Z4 do Campeonato Brasileiro, mas renovou as esperanças de um elenco desacreditado e que sofre com falta de confiança.

O Timão foi melhor que o Flamengo nos dois tempos. É claro, em alguns momentos o Rubro-Negro cresceu a partir do refino técnico de seus jogadores. Mesmo com a marcação encaixada, a equipe carioca possui peças que desmontam marcação com poucos toques na bola. Mas isso não foi o suficiente para apagar o brilho do conjunto corintiano.

Com perseguições bem claras e o senso de urgência necessário para um time que briga contra a queda, o Corinthians adotou abordagem agressiva na marcação e dificultou o trabalho dos flamenguistas. Ao recuperar a posse, o recado era claro: acelerar seja com Talles Magno pela esquerda ou com Yuri Alberto por dentro.

Nas transições rápidas, o Corinthians assustou. No vacilo de David Luiz, Yuri Alberto arrancou com a bola e achou Talles livre para abrir o placar.

O pênalti convertido por Pedro em seguida gerou um abalo em Itaquera, é fato. Os jogadores sentiram o gol sofrido e o ambiente no estádio mudou. Mas o intervalo foi o suficiente para o técnico Ramón Díaz “ajeitar a casa” e recolocar o Corinthians no jogo.

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Mesmo com a intenção do Flamengo de pressionar, contando por exemplo com a estreia de Carlos Alcaraz, quem mais assustou foi o Corinthians. Em jogada pelo lado direito entre Yuri Alberto e Fagner, Garro foi acionado e lançou Romero em profundidade. O camisa 11, tão importante no Brasileiro do ano passado, mais uma vez foi decisivo e chutou para o fundo das redes.

Em vantagem e com o sistema defensivo funcionando, o Corinthians não passou sustos nem mesmo no abafa final do Fla, quando o time não contou com os expulsos Cacá e Yuri Alberto. Luiz Araujo teve finalização perigosa para fora pelo lado esquerdo, mas foi só.

A vitória, com a autoridade que foi construída, traz esperança para os lados do CT Joaquim Grava. A missão de Ramón Díaz e companhia é ajustar o que falta ser ajustado na Data Fifa para, aí sim, crescer na reta final de Brasileirão e tirar a equipe da zona de rebaixamento.