EUA e Reino Unido discutem armamento para Ucrânia Chegaram no dia 11 de setembro na Ucrânia o Secretário de Estado dos Estados Unidos Antony Blinken e o Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido David Lammy. Ambos irão se reunir com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para discutir novas regras para o uso de armas ocidentais no conflito contra a Rússia.
Recentemente, o governo de Putin adquiriu mísseis balísticos iranianos, o que motivou os Estados Unidos a considerar novas sanções a Teerã. Com isso, o Irã é o segundo país a auxiliar a Rússia, depois do apoio armamentista da Coreia do Norte.
Na reunião, a Ucrânia deve solicitar o direito de usar mísseis de longo alcance para atacar território russo. Até o momento, as armas doadas pelos Estados Unidos só podem ser usadas dentro da Ucrânia. Paralelamente, pretende-se discutir como será o desenvolvimento de longo
prazo do país.
Durante a visita de Blinken e Lammy acontece a quarta cúpula da Plataforma da Crimeia, que busca a libertação da península que se encontra sob domínio russo. Essa é a primeira visita do secretário britânico desde a vitória do Partido Trabalhista nas eleições de 5 de julho.
A principal preocupação dessas conversas é garantir que não haja maior escalada do conflito ou espalhamento da guerra para outros territórios.