MEI e ME são os principais negócios nos municípios de Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Sorriso

0
96
Divulgação

Segundo dados da Receita Federal, mais de 80% das empresas abertas em Sinop estão enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME). A principal cidade da região Norte de Mato Grosso possui 28.509 empresas abertas, das quais 14.489 são MEIs e 9.583 são ME. O assistente Técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), Allan Finger, ressalta que os pequenos negócios são fundamentais para o desenvolvimento econômico da região.

“São MEIs e microempresas que basicamente sustentam a economia do Brasil e mantém o dinheiro girando mesmo nas épocas de crise. Essa tendência deve continuar por vários anos, já que a realidade do brasileiro é de ser empreendedor seja por uma oportunidade ou pela necessidade”, disse o assistente.

Ainda de acordo com o levantamento, Sinop possui 2.299 empresas de pequeno porte, além de 2.138 negócios nos demais segmentos, que podem ser empresas médias, grandes ou que não declaram o porte no momento da abertura.

Em relação aos segmentos, o de serviços se destaca com a concentração de 13.564 empresas, ou seja, 56% do total. O comércio tem 8.860 empresas, com 36% do quantitativo. Ainda aparecem na lista o setor de construção civil com 2.825 (11%), indústria com 2.786 (11%) e agropecuária com 468 empresas (2%).

Os microempreendedores individuais e microempresas também se destacam nos municípios de Alta Floresta, com 87% das empresas ativas, Lucas do Rio Verde, com 83%, e Sorriso, com 81%.

Allan Finger explica que o Sebrae/MT oferece atendimento gratuito para as pessoas que desejam se tornar MEI ou já desenvolvem atividades e desejam se formalizar.

“Fazemos todo o processo necessário de abertura de MEI nas agências espalhadas pelo estado. O empreendedor tem acesso desde a orientação de abertura até a formalização e impressão dos boletos, então a pessoa já sai da agência com o CNPJ da empresa aberto”, afirma Finger.

O assistente ressalta que a instituição também oferece consultorias para empresas que se enquadram em Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Os pequenos negócios podem receber apoio em relação à gestão financeira, planejamento, estudo de viabilidade da empresa e outros temas.

Fonte: Nativa News