Lucas do Rio Verde: O prefeito e candidato à reeleição, Miguel Vaz (Republicanos) falou que pretende ampliar o acesso aos serviços de saúde através da implantação de telemedicina em vários pontos do município. O primeiro espaço será inaugurado, em breve, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Groslândia. Ao lado do candidato a vice-prefeito, Joci Piccini (União Brasil), o gestor também disse que irá construir duas novas UBSs no município.
“Estamos quase concluindo a reforma e ampliação da UBS de Groslândia. Nela, ofereceremos alguns serviços, que antes não tinha, como coleta de exames laboratoriais e consultas especializadas, além de possuir o primeiro espaço para telemedicina, onde as consultas com especialistas poderão ser feitas por lá mesmo, usando a tecnologia. Além disso, está sendo construída a UBS no Parque das Emas, uma unidade de porte 3, com três equipes permanentes. Ainda estão previstos e já alocados recursos para construir a UBS no Parque das Araras, a única unidade de saúde que terá estrutura para acolher quatro equipes de saúde da família e de saúde bucal, garantindo atendimento para mais de 4 mil famílias. Nestas duas UBS estão previstos mais atendimentos especializados, além de ponto fixo de coleta de exames, farmácia de dispensação de medicamentos e ponto para atendimento via telemedicina, trazendo os serviços para mais perto do cidadão luverdense. Também temos o compromisso da construção de uma UBS nova, a partir do próximo ano, para a comunidade de São Cristóvão. São vários investimentos, uns em execução, outros em planejamento, para que a gente possa sempre levar o serviço de saúde com qualidade e a todos”, disse o prefeito.
Ampliar os serviços de saúde digital com central de teleatendimento, tele agendamento e tele consultas é umas das metas para a próxima gestão, caso eleito.
“Nós teremos espaços exclusivos de telemedicina em vários pontos da cidade, em algumas UBSs e no Espaço Saúde. Todas as especialidades que terão pela telemedicina serão oferecidas aos cidadãos. Isso vai encurtar a distância e reduzir o tempo de espera. É uma série de vantagens que, sem dúvida, trará grandes benefícios para a população luverdense”, concluiu Miguel.
A atual gestão de Miguel Vaz criou o Espaço Saúde, construiu o Novo Laboratório Municipal, reformou e ampliou as UBSs de Itambiquara e Cerrado, fortaleceu a Farmácia Municipal, implantou os serviços de atendimento domiciliar para pacientes com dificuldades de locomoção e o de atendimento especializado em Hepatites Virais e HIV, adequou o CAPS Adulto e implantou o CAPS infantojuvenil. Implantou o atendimento por equipes multiprofissionais na atenção primária à saúde e o atendimento pré-hospitalar, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Além disso, está reformando e ampliando a UBS de Groslândia e finalizando projetos para reformas das UBSs dos bairros Alvorada, Jd. Das Palmeiras e Jd. Primaveras.
Lucas do Rio Verde também obteve a maior nota de Mato Grosso no Ranking de Competitividade dos Municípios em Acesso à Saúde. O estudo do Centro de Liderança Política (CLP) avaliou cidades com mais de 80 mil habitantes. No Centro-Oeste, Lucas ficou em segundo lugar e, no Brasil, em 23º.
Fonte: Assessoria