Uma série de mudanças na renovação da Carteira Nacional de Habilitação foram anunciadas pelo Governo Federal em 2024 e devem afetar principalmente os motoristas com idades entre 50 e 70 anos.
Entre as novidades, uma das principais mudanças na legislação diz respeito ao novo prazo de validade do exame de aptidão física e mental, exigido na renovação da carteira.
Afinal, quais são as principais mudanças na lei da CNH?
As novas regulamentações de trânsito trouxeram transformações importantes, especialmente no que tange à obrigatoriedade de alguns equipamentos e, principalmente, ao período de validade da habilitação, que agora se ajusta conforme a faixa etária:
Para motoristas com menos de 50 anos, a CNH passa a ter validade de 10 anos;
Aqueles com idades entre 50 e 70 anos devem renovar a carteira a cada 5 anos;
Já os motoristas com mais de 70 anos terão a CNH válida por 3 anos.
Vale lembrar que esses prazos podem ser alterados conforme a avaliação do médico responsável pelo exame.
Como renovar a CNH com as novas regras?
Para renovar a CNH, o processo é simples:
Os motoristas, especialmente os mais velhos, devem ficar atentos aos prazos de vencimento da habilitação, que agora expira mais rapidamente para pessoas acima de 50 anos.
- Acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado;
- Faça login com seu CPF ou CNPJ e senha;
- Atualize seus dados e siga as orientações para solicitar a renovação.
Benefícios para motoristas com mais de 50 anos
Para amenizar o impacto das mudanças, motoristas com 50 anos ou mais passaram a ter um desconto de 50% no valor da renovação da CNH. Além disso, idosos acima de 70 anos têm direito a um desconto de 30% para renovar o documento. Essas medidas buscam facilitar o processo de renovação para os condutores mais experientes.
Fonte: Catraca Livre