“A oportunidade está dada, o que nós não tínhamos, que era uma oportunidade, agora nós temos!” Assim, uma das participantes do ‘Senac Integra’ descreve a mudança proporcionada pelo programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) que oferece capacitação e novos começos para pessoas privadas de liberdade no estado.
O depoimento abre o vídeo institucional ‘Recomeços’, lançado pelo Sistema Fecomércio-MT, que destaca o impacto da iniciativa para incluir e integrar novamente à sociedade reeducandos do sistema prisional por meio da educação profissional e da inserção no mercado de trabalho.
Lançado em agosto de 2023, o ‘Senac Integra’ conta com apoio do Poder Judiciário mato-grossense, via Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF); Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM); e Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) e Fundação Nova Chance (Funac).
O programa inovador começou com a contratação, pelo próprio Senac-MT, de pessoas privadas de liberdade que foram matriculadas em cursos profissionalizantes e trabalham em uma obra na região central da capital. Atualmente, são 21 participantes do Centro de Ressocialização Industrial ‘Ahmenon Lemos Dantas’, em Várzea Grande, e da Penitenciária Feminina ‘Ana Maria do Couto May’, em Cuiabá.
Com histórias reais de superação, o vídeo mostra como a educação e o trabalho transformam vidas. Outro participante do programa, emocionado, explica: “Hoje, estou agregando valores com a educação e com o trabalho. Isso está me edificando como pessoa, me fazendo crescer de uma outra forma. O Senac me proporcionou essa oportunidade de recomeçar”, celebra.
A iniciativa, que vem reinserindo pessoas no mercado de trabalho, é apoiada por empresários locais, como Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli. “Na nossa empresa, já temos vários deles trabalhando conosco, com carteira assinada, após o cumprimento da pena. O ‘Senac Integra’ é um projeto vencedor, que atendeu nossas necessidades como empresários, oferecendo uma oportunidade que é agarrada com determinação”, comenta.
Para o juiz Geraldo Fidelis, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, a iniciativa tem um impacto direto na redução da reincidência. “A reincidência cai drasticamente. Isso é fundamental não só para essas pessoas, mas para toda a sociedade. Queremos um mundo mais pacífico, e projetos que investem no ser humano trazem essa verdadeira transformação”, avalia o magistrado.
No entanto, como explica o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e supervisor do GMF, o preconceito ainda é um grande obstáculo.
“Essas pessoas enfrentam muita dificuldade em serem aceitas pela sociedade, inclusive por suas próprias famílias. O estigma que carregam é uma barreira para sua reintegração”, comenta Perri.
A juíza Maria Rosi Borba, presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), reforça o compromisso da instituição em ampliar o impacto do programa, especialmente para grupos ainda mais vulneráveis.
“Esse é o nosso sonho: oferecer uma nova chance para quem, em algum momento, cometeu um erro. E nós olhamos com especial atenção para mulheres e para o público LGBT, que enfrentam desafios ainda maiores. Queremos que essas pessoas possam conviver na sociedade de forma respeitosa e digna”, pontua Rosi.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, encerra o vídeo destacando a importância de fortalecer parcerias e quebrar preconceitos.
“Queremos expandir nossa parceria com o Judiciário de Mato Grosso, rompendo com o preconceito que ainda existe no meio empresarial e oferecendo mais oportunidades de reintegração social. Recentemente, um dos participantes do programa passou em um processo seletivo do Senac e foi contratado como colaborador efetivo. É exatamente isso que buscamos, pretendemos acolher cada vez mais, dando-lhes uma nova chance de se reinserirem na sociedade e no mercado de trabalho”, salienta Wenceslau Júnior.
Para Edson Dahmer, diretor regional do Senac em Mato Grosso, é fundamental acreditar no potencial de cada indivíduo.
“O ‘Senac Integra’ vai além da educação e do trabalho; ele é também um instrumento crucial para a reintegração familiar e social. Oferecemos uma remuneração alinhada com o mercado e benefícios, como o vale-alimentação, que apoia diretamente as famílias e é uma peça chave no processo de inclusão social”, ressalta o dirigente.
Com o sucesso do ‘Senac Integra’, o Sistema Fecomércio-MT reforça seu papel social, transformando vidas e abrindo portas para um futuro mais inclusivo e promissor.
Clique aqui e assista o filme completo.
Créditos
Concepção: Sistema Fecomércio-MT, Senac-MT (Gerência de Marketing e Comunicação – Gemac)
Agência: Renca Comunicação
Cliente: Senac-MT
Campanha: Projeto Senac Integra
Título: Recomeços
Criação: Douglas Bastos, Dhiego Feitosa e Thiago Ormond
Atendimento: Drieny Sobral
Direção: Rafael de Carvalho
Produtora: Molera Filmes
Aprovação: José Wenceslau de Souza Júnior, Edson Dahmer e Sandro Cassiano
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)