Sucessão de Lira na Câmara: partido Republicanos escolhe Hugo Motta para concorrer

0
148
Assessoria

Atual vice-presidente da Câmara, o deputado Marcos Pereira anunciou a desistência da disputa pela cadeira de Arthur Lira para a sucessão de fevereiro do ano que vem. Presidente do Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Pereira avisou que o deputado Hugo Motta será o representante do partido no processo eleitoral interno.

Em comunicado oficial, Pereira disse que recebeu apelos de vários líderes de partidos para que houvesse uma solução consensual que unificasse a Câmara. O deputado vê em Motta o perfil de atrair todas as alas políticas.

Paraibano, Hugo Motta é o atual líder da bancada do Republicanos e, ao estrear o mandato na Câmara, presidiu a famosa CPI da Petrobras em 2015. Foi próximo de Eduardo Cunha, ex-presidente da Casa que abriu processo de impeachment de Dilma Rousseff. Também foi relator de projetos importantes e pode agora garantir uma vitória fácil ao ser apontado como o candidato de Lira.

A presidência da Câmara é um cargo estratégico para a aprovação das pautas de interesse do governo federal. Desde o impeachment de Dilma, em 2016, o cargo se tornou ainda mais sensível para seus sucessores.