Ícone do site Hora 1 MT Notícias

BR-163/MT no WhatsApp: Informações sobre condições de tráfego na palma da mão

Assessoria

Aplicativo favorito entre os brasileiros, o WhatsApp é mais um recurso para quem busca viajar com tranquilidade pela BR-163/MT. Desde julho de 2024, motoristas contam com um sistema automatizado que disponibiliza informações em tempo real sobre condições de tráfego e podem solicitar socorro médico e mecânico. A ferramenta da Nova Rota do Oeste já foi usada 7,4 mil vezes em três meses de funcionamento. Mais de 50% dos usuários buscavam tirar dúvidas sobre interdições e obras na rodovia. O canal é gratuito, bastando agendar o número da Concessionária (0800 065 0163) na lista de contatos do celular e iniciar uma conversa pelo WhatsApp.

O sistema utiliza Inteligência Artificial e baseia-se nas respostas dos usuários para identificar o tipo de demanda solicitada e mobilizar o recurso necessário. No período, o aplicativo WhatsApp contemplou 33% dos acionamentos registrados pela Nova Rota com o restante sendo realizado por meio de ligações telefônicas. A ferramenta automatizada traz agilidade para o trabalho, além de representar mais acessibilidade para atender as necessidades dos usuários surdos, por exemplo. 

Ainda, o app foi usado por 328 motoristas que buscavam apoio da Nova Rota após presenciarem um acidente, visualizarem um incêndio florestal nas proximidades da pista ou pedirem apoio para um veículo com algum tipo de problema mecânico ou pane seca. Nestes casos, o sistema solicita informações básicas sobre a ocorrência para localizar os envolvidos e direciona os recursos necessários para o atendimento, como ambulâncias, guinchos ou caminhão-pipa. O procedimento passa pela supervisão de um profissional do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária, garantindo a celeridade do atendimento.

“A modernização dos canais de comunicação e a adesão das tecnologias disponíveis são o caminho natural para facilitar a vida de quem passa pela rodovia”, aponta o diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira. O diretor também destacou a agilidade no alcance das informações em tempo real, bem como a simplicidade da ferramenta e a rápida adesão pelos usuários como pontos positivos do uso do aplicativo.

Seja via WhatsApp ou por ligação, ainda é possível registrar um elogio, reclamação ou sugestão para a ouvidoria da Concessionária, além buscar valores de tarifas, localização das bases de atendimento (SAU) e das praças de pedágio e programar a viagem com tranquilidade. As mesmas informações estão disponíveis no site da Concessionária – novarotadooeste.com.br.

Sair da versão mobile