Mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde aconteceu na manhã desta segunda-feira (14), com a presença de oito, dos nove edis. Pautas importantes foram debatidas em plenários, outros projetos entraram para avaliação das comissões e indicações foram aprovadas.
Destaque para a insatisfação da população com relação so serviços de energia elétrica prestados pela empresa Energisa. “O luverdense quando chega em casa após um dia árduo de trabalho, liga o seu condicionador de ar, energia falta. Aqui em Lucas, falta energia quando chove, falta energia quando não chove, falta energia quando faz calor, ou seja, falta energia quase todos os dias na maioria dos bairros. O Poder Legislativo tem o papel de convocar os responsáveis pela Energisa para virem ao nosso município e apresentar as soluções necessárias para atender essa importante demanda. E assim foi feito, convocamos o diretor regional da Energisa, ele veio aqui, apresentou os problemas, mostrou o projeto de médio e longo prazo para atender essa demanda. No entanto, isso não está sendo resolvido por parte da Energisa. Continua faltando energia, continua causando transtorno, continua queimando eletrônicos e eletrodomésticos dos munícipes e a gente precisa resolver isso o quanto antes. O Poder Executivo já entrou em contato, vamos convocar novamente o diretor da Energisa porque o descaso aparentemente é total. Inclusive teve uma demanda com relação a questão da telefonia também apresentada pelo vereador Wagner Godoy e que também tem trazido muita dor de cabeça ao luverdense. A telefonia você até pode trocar a operadora, a Energisa você não consegue. A Energisa é a única concessionária que presta o serviço e se ela pegou o serviço para fazer, que faça bem feito. Se não fizer bem feito, a gente vai para cima para cobrar providências e o que cabe ao Poder Legislativo está sendo feito e continuaremos cobrando que ninguém aguenta mais tanto descaso”, explico o presidente da Câmara de Vereadores Wlad Mesquita.
O vereador ainda orienta os consumidores que procurem seus direitos no Procon, caso entenda que sofreu algum dano ou algum prejuízo. “É importantíssimo que o cidadão que se sinta prejudicado com a energia oferecida em nosso município por meio da Energisa vá no Procon, denuncie. A gente precisa de materialidade, a gente precisa de documentos, a gente precisa de comprovações de que está faltando energia em nossa cidade. Não adianta apenas e tão somente reclamar pelo WhatsApp. Nós entendemos a indignação, as reclamações têm que ser feitas pelo WhatsApp também. Vem à Câmara de Vereadores, reclame com os vereadores para que juntos consigamos encontrar o resultado. Mas é preciso ter registro para que a gente possa ter ainda mais argumentos e materialidade para cobrar da Energisa, soluções”.
Wlad ainda ressaltou os projetos de lei aprovados e que são importantes para a comunidade local. “A gente precisa fomentar projetos habitacionais em Lucas do Rio Verde. O cidadão não aguenta mais pagar caro no aluguel. O aluguel daqui é muito caro. E por que que é caro? Porque existem muitas pessoas querendo alugar casas e tem poucas casas disponíveis. A lei de oferta e demanda faz com que o aluguel seja um preço abusivo em muitas das situações. Então diante disso a gente precisa fomentar os projetos habitacionais do nosso município para que a gente consiga equilibrar o comércio de aluguel de residências. O melhor jeito de se resolver é por meio de projetos habitacionais para que a gente consiga atender o cidadão que sonha com a casa própria e também trabalhar para que os loteamentos consigam avançar com mais celeridade, propiciando assim a aquisição de residências para quem tem condições de comprar casas nesses loteamentos, nesses empreendimentos e assim ter mais opções de casas para alugar, o que vai fazer com que o preço naturalmente se adeque à realidade do cidadão luverdense”.
O presidente ainda apresentou uma indicação sobre a questão de trânsito no Bairro Industrial, pois existe o risco diário das pessoas que trafega por ali. “O trânsito em Lucas do Rio Verde precisa ser melhorado. A gente está vendo muitos acidentes de trânsito em Lucas do Rio Verde. O Industrial 5 tem sido um exemplo de necessidade de melhoria no que se refere à sinalização. Muitas ruas sem sinalização, sem faixa. Situações que fazem com que as pessoas andem em alta velocidade com seus veículos, automotores e a gente precisa resolver antes que alguém ali sofra um acidente. Uma vida não tem preço, então a gente precisa pensar politicamente, encontrar as soluções para que quem trabalha ali tenha ainda mais segurança no que se refere ao trânsito”, concluiu Wlad.
Fonte: Hora1MT