Na última quinta-feira, 24, os Correios anunciaram que já ultrapassaram a marca de 1,2 milhão de candidatos inscritos para o novo concurso da estatal, que se encerrará na próxima segunda-feira, 28, às 23h. Entretanto, a empresa ainda não confirmou se todos os inscritos garantirão sua participação no exame, uma vez que o processo de pagamento da taxa de inscrição ainda precisa ser verificado.
Este número expressivo de pré-inscrições já supera o total de candidatos do último concurso nacional dos Correios, realizado em 2011, que contou com 1,1 milhão de inscritos para mais de 9 mil oportunidades.
A atual seleção busca preencher um total de 3.511 vagas imediatas, sendo 3.099 destinadas a cargos de nível médio, especificamente para a função de carteiro, e 412 vagas para cargos de nível superior em diversas áreas. Os Correios informaram que aproximadamente 92% dos candidatos estão concorrendo às vagas de nível médio, que oferecem um salário inicial de R$ 2.429,26, além de uma série de benefícios, com as oportunidades distribuídas em todo o território nacional.
Vale ressaltar que o Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado pela primeira vez em agosto deste ano, detém o recorde de inscrições no Brasil, com 2,1 milhões de candidatos, embora apenas 970 mil tenham comparecido à prova. Essa iniciativa, conhecida como o “Enem dos concursos”, centralizou em uma única prova a seleção para 21 órgãos do governo federal, que somaram 6.640 vagas.
Antes desse, o título de concurso mais concorrido pertencia ao Banco do Brasil, que em 2021 contabilizou 1,6 milhão de inscritos para apenas 2 mil vagas de escriturários. Com a alta competitividade nos concursos públicos, os candidatos devem estar atentos aos prazos e às exigências para garantir sua chance de uma vaga.