A Defensoria Pública de Mato Grosso atendeu mães, pais, avós e responsáveis por crianças e adolescentes que buscaram informações sobre acesso à saúde, processo de guarda, processos criminais, formas de proteger incapazes, entre outros, na 3ª Edição do “Rua da Alegria”. O evento, esportivo e recreativo, organizado pela TV Conquista no sábado (12.10), comemorou o Dia das Crianças de 2024, no município de Lucas do Rio Verde, 335 km de Cuiabá.
O defensor público, Gonçalbert de Paula, um dos que atua na comarca e trabalhou no evento, informou que, mesmo com calor, a população local de baixa renda teve uma opção de lazer e oferta de serviços gratuitos para comemorar a data.
“Os responsáveis por crianças e adolescentes buscaram informações no quiosque montado para a Defensoria Pública e muitos tomaram conhecimento, no local do evento, sobre o trabalho da instituição. Agradeço aos organizadores pelo convite pois muitas pessoas e mesmo crianças e adolescentes, desconhecem que somos um órgão que pode atender suas demandas e representá-las no acesso e efetivação de seus direitos. Em eventos como esses, as crianças percebem que seus pais têm uma instituição que pode dar respostas para os problemas sociais delas”, avaliou.
O Rua da Alegria foi na Praça da Bíblia, no bairro Jardim Imperial, das 8h às 10h e contou com atividades culturais, esportivas, recreativas para cerca de 3 mil crianças e suas famílias. Lá, elas também receberam brinquedos, lanches e bebidas.
Enquanto as crianças se divertiram, os pais puderam fazer consultas a processos e solicitar orientações sobre os tipos de atendimentos prestados pelo órgão. Dez pessoas foram atendidas com dúvidas nas áreas cíveis e criminal e duas foram agendadas para apresentarem documentos no órgão, para dar andamento em seus pedidos.
“Recebemos o convite para participar do evento com muito entusiasmo e encarando o trabalho como um privilégio, pois reconhecemos a importância de esclarecer, informar e atender dúvidas sobre o direito de crianças e adolescentes num evento como esse, que já é uma tradição na cidade”, disse Gonçalbert.
O evento contou com a colaboração da Defensoria Pública, da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, de instituições filantrópicas e de empresas privadas.
Gonçalbert reforçou que o público do evento é o atendido pela Defensoria. O órgão desempenha um papel fundamental na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes vulneráveis, oferecendo uma série de serviços relacionados a esse grupo populacional.
Fonte: Assessoria