Israel matou líder do Hamas em Gaza

0
73
©Getty Images

Israel anunciou que suas forças mataram Yahya Sinwar, um dos principais líderes do Hamas e mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023. Ele era o fugitivo mais procurado. Em 2023, as tensões entre os EUA e o Oriente Médio aumentaram dramaticamente. O conflito de 7 de outubro entre Israel e o Hamas desencadeou um ataque israelense implacável a Gaza, enquanto os aliados regionais da Palestina intensificaram suas atividades. Sinwar se escondeu no início da guerra e era visto como a figura mais dura dentro do Hamas, considerado menos propenso a concordar com um cessar-fogo com Israel do que outros líderes mais pragmáticos. Foi divulgado que o homem estava dirigindo as operações da extensa rede de túneis do Hamas sob a Faixa de Gaza.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel, soldados no sul de Gaza mataram Sinwar dentro de um prédio, onde nenhum refém foi mantido. Sua morte foi confirmada na quinta-feira (17 de outubro) após seu corpo ser identificado por meio de impressões digitais e registros dentários.

Enquanto Israel travava guerra contra o Hamas, outros grupos militantes no Oriente Médio, como a milícia Houthi no Iêmen e o Hezbollah no Líbano, aumentaram seus ataques a alvos israelenses e americanos. Acredita-se que muitos desses grupos sejam patrocinados pelo Irã, formando uma aliança conhecida como Eixo da Resistência. Apesar de suas diferenças em ideologias, eles estão unidos pelo apoio do Irã e sua oposição mútua a Israel e aos EUA.

As estatísticas mais atualizadas sobre as tendências do terrorismo são divulgadas pelo Índice Global de Terrorismo, que é publicado por volta de março de cada ano. A pesquisa anual fornece um resumo abrangente das principais tendências e padrões globais do terrorismo na última década. Produzido pelo Institute for Economics & Peace, o relatório considera não apenas as mortes, mas também os incidentes, os reféns e os feridos causados pelo terrorismo. Também nomeia os quatro principais grupos terroristas mais mortíferos que operam em todo o mundo.

Fonte: Stars Insiders