A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na última sexta-feira (18.10), o descarte de 518 quilos de documentos da instituição que perderam o ciclo de validade legal. O ato foi produzido pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da PMMT, em uma empresa de reciclagem de Várzea Grande.
A sessão de eliminação de documentos faz parte da Instrução Normativa n.º 003/2023 da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), que informa sobre o descarte de documentos que já perderam sua validade processual.
Uma vez selecionados, a lista de documentos passa pela aprovação da comissão e, posteriormente, para a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, que determina a autorização de eliminação.
Somente no ano de 2024, mais de 1 tonelada de documentos foram descartados após cumprirem o ciclo legal de validade. Na primeira sessão deste ano, 261 quilos de documentos foram eliminados. Já em agosto deste ano, 231 quilos de documentos foram descartados.
Os documentos correspondem entre os anos de 1998 e 2018, que perderam a validade até o ano de 2021.