O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) finalizou, no último dia 29, a investigação sobre um incidente envolvendo um Embraer 200 “Ipanema”, que realizou um pouso forçado em uma lavoura na zona rural de Marcelândia, município localizado a 165 quilômetros de Sinop. O evento ocorreu em janeiro de 2023, quando a aeronave decolou com um piloto a bordo para realizar a aplicação de defensivos agrícolas.
De acordo com o relatório oficial, durante o voo, a aeronave enfrentou uma perda gradual de potência, levando o piloto a tomar a difícil decisão de pousar em uma lavoura. No entanto, a aeronave acabou ‘pilonando’ — uma situação em que o avião aterrissa de cabeça para baixo. Apesar dos danos substanciais à aeronave, o piloto sofreu apenas lesões leves. A investigação revelou que tanto a habilitação quanto a licença do piloto estavam em dia, assim como as documentações referentes à célula, motor e hélice da aeronave. As condições meteorológicas também estavam favoráveis para a realização do voo.
Em seu depoimento, o piloto relatou que, ao sobrevoar uma área de mata fechada, o motor apresentou problemas, resultando na perda de potência. Buscando evitar um desastre maior, ele decidiu alijar os defensivos agrícolas e fez o pouso forçado.
A equipe de investigação do CENIPA identificou, durante as análises, que a válvula injetora apresentava um fluxo de combustível abaixo do mínimo necessário. Além disso, foram encontrados indícios de carbonização nos pistões e marcas características de pré-ignição, evidenciando problemas sérios no motor. Durante o processo de desmontagem, uma amostra de óleo lubrificante foi coletada e enviada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para análise.
Os testes revelaram que a viscosidade da amostra de óleo coletada era incompatível com os padrões dos óleos utilizados em aeronaves. Notou-se também a presença de éster, indicando contaminação do lubrificante com óleo vegetal. A análise ainda evidenciou que os óleos lubrificantes usados na aviação têm uma carga significativa de fósforo, mas os valores encontrados na amostra analisada indicaram sub aditivação, sugerindo que o motor poderia ter sido reabastecido com óleos inadequados. Isso, por sua vez, pode ter causado uma diminuição no rendimento do motor e uma série de problemas operacionais.
Conforme o relatório, ficou claro que o motor não estava entregando a potência esperada, operando com mistura pobre e temperatura acima dos níveis normais. Essa situação levanta preocupações sobre a supervisão das atividades operacionais e a manutenção da aeronave, evidenciando falhas nos serviços preventivos.
O CENIPA reafirma que o foco de suas investigações é sempre a prevenção de futuros acidentes, assegurando que as conclusões do relatório, baseadas em evidências tangíveis e análises, visam exclusivamente aumentar a segurança na aviação. Em um incidente anterior, reportado por Só Notícias, um avião que precisou realizar um pouso de emergência em Campo Verde estava operando com combustível automotivo, enquanto o piloto não possuía habilitação, o que ressalta a importância de rigorosas práticas de manutenção e supervisão nas operações aéreas.