As bibliotecas do Sesc-MT, localizadas no Sesc Arsenal (Cuiabá) e no Sesc Rondonópolis, se consolidam como centros culturais que promovem a leitura e o acesso ao conhecimento de forma gratuita para a comunidade. Com um vasto acervo de livros nas duas unidades, essas bibliotecas atendem a públicos de todas as idades, oferecendo experiências literárias e culturais que vão muito além do empréstimo de livros.
No Sesc Arsenal, em Cuiabá, a biblioteca abriga diversos títulos, divididos entre as seções infantil, infantojuvenil e adulta. O espaço é pensado para ser um ambiente acolhedor, que estimula o prazer pela leitura e o desenvolvimento cultural. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à leitura e criar uma relação afetiva entre os usuários e o espaço”, afirma Renilda Souza do Santos, bibliotecária da unidade.
Além de obras clássicas da literatura brasileira e sagas infantojuvenis, a biblioteca também realiza oficinas e contações de histórias que trabalham valores como a empatia e a sustentabilidade. “Queremos que as crianças saiam daqui com memórias afetivas e aprendam de forma lúdica, especialmente nas datas comemorativas, quando utilizamos temas como o folclore”, destaca Renilda.
Dentro da programação da biblioteca do Sesc Arsenal para o mês de novembro, estão previstas mediação de leitura e oficina.
A mediação de leitura será com o tema “Que história é essa”, e será realizada no dia 26 de novembro, das 18h às 19h30. O objetivo é contar novas histórias e adivinhações com personagens de contos antigos. Após a contação, será realizada a oficina Caixa Mágica, com curiosidades e adivinhações das histórias clássicas infantis.
No Arsenal, a Biblioteca funciona de terça à sexta-feira, das 13 às 21 horas, e no sábado, das 7h30 às 11h, e das 14h às 21h. O fluxo de visitantes varia de acordo com a programação do Sesc Arsenal. A média diária de visitação é de 250 pessoas, sendo que as terças-feiras, quintas-feiras e sábados são os dias mais movimentados.
Sesc Rondonópolis
Em Rondonópolis, a biblioteca do Sesc oferece um acervo de obras das quais 60% são voltados ao público infantil e infantojuvenil, e os demais contemplam literatura juvenil, adulta e mangás. Frequentada por estudantes, alunos dos projetos do Sesc-MT e seus familiares, a biblioteca promove atividades que desmistificam a ideia de que ler é algo chato.
“Trabalhamos para que a biblioteca seja vista como um espaço interativo e divertido”, explica Patrícia Silveira Dias, bibliotecária do Sesc Rondonópolis. Além disso, a unidade realiza encontros de mediação de leitura e oficinas com alunos, além de abrir suas portas para o público em geral, que pode utilizar os três terminais de pesquisa disponíveis no local.
Uma das principais ações da biblioteca de Rondonópolis é o Clube do Livro para adolescentes, que já está no sexto ano de atividades. “Temos jovens que começaram no clube com 12 anos e hoje, com 17, continuam participando ativamente. Eles escolhem os livros, debatem, e o espaço se tornou uma extensão da própria vivência deles”, ressalta Patrícia.
O sucesso entre os adolescentes foi tão grande que a biblioteca passou a oferecer também um Clube do Livro para adultos, com discussões literárias mensais, sempre na última quinta-feira do mês. “É interessante ver como os adultos têm se engajado. Quando o livro não está no nosso acervo, eles fazem questão de adquirir o exemplar por conta própria para participar das discussões”, comenta.
O Biblioteca em Rondonópolis funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Terminais de pesquisa
Nas unidades, a tecnologia também se faz presente. Os usuários podem consultar os acervos e realizar pesquisas através de terminais de computador, disponíveis sem restrição de tempo ou necessidade de cadastro, de forma gratuita.
Além disso, também é possível realizar o cadastro no site da Rede Sesc de Bibliotecas, que interliga todas as unidades do país. O sistema funciona como uma rede social, na qual os participantes podem marcar as leituras que já realizaram, que querem realizar, favoritar, dar notas, escrever resenhas e participar de fóruns de discussões.
Empréstimo
O empréstimo de livros nas bibliotecas do Sesc Arsenal e Sesc Rondonópolis está disponível para usuários de todas as idades, desde que possuam a Credencial do Sesc e estejam cadastrados no sistema do Espaço do Saber.
Cada usuário pode retirar até três obras por vez, com prazos que variam de acordo com a categoria, e o não cumprimento desses prazos implica no bloqueio temporário para novos empréstimos.
A consulta ao acervo, das duas unidades pode ser feita online, o que facilita a escolha dos títulos, por meio do portal da Rede Sesc de Bibliotecas (https://sesc.i10bibliotecas.com.br/), clique em busca avançada, e preencha as informações.
Essas iniciativas fazem parte de um esforço coordenado do Sesc-MT, em parceria com a Federação do Comércio em Mato Grosso (Fecomércio), filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sob a presidência de José Roberto Tadros. A missão é clara, promover o acesso à cultura e ao conhecimento, estimulando o gosto pela leitura e o desenvolvimento intelectual em todas as faixas etárias.
De acordo com o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, as bibliotecas do Sesc Arsenal e Sesc Rondonópolis sempre desempenharam um papel crucial na comunidade, oferecendo não apenas o empréstimo de livros, mas experiências literárias transformadoras. “Temos milhares de obras disponíveis e uma programação que é rica em atividades culturais. Esses espaços reafirmam o compromisso da Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, com o incentivo à leitura e à formação de novos leitores”, concluiu.