Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, 29 de novembro, deve movimentar cinco bilhões 220 milhões de reais, no comércio.
A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC.
Quer dizer que as vendas vão aumentar 0,4 por cento, na comparação com o ano passado, já descontada a inflação.
A tendência é que os setores de móveis, eletrodomésticos, utilidades domésticas e eletroeletrônicos respondam, juntos, por praticamente metade do faturamento do comércio na Black Friday.
As lojas de roupas e os supermercados, porém, também devem se destacar.
A Black Friday, para alguns comerciantes, já se tornou a data mais importante do ano, mais até que o Natal.
Uma vez que, como as duas estão próximas, muita gente aproveita as promoções para antecipar a compra de presentes.
O crescimento do comércio online forçado durante a pandemia também contribuiu para o fortalecimento da Black Friday.
Em nota, os responsáveis pela pesquisa avaliam que a facilidade de comparar preços pela internet, assim como as promoções, são fatores decisivos para que a data tenha se tornado tão importante para o varejo.