O mais novo município de Mato Grosso, Boa Esperança do Norte, integrará o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, a partir de 2025. A inclusão foi aprovada pelos prefeitos em assembleia, realizada nesta terça-feira (26).
O município, que foi distrito de Sorriso, foi emancipado em outubro de 2023 e nas eleições municipais deste ano, elegeu o empresário Calebe Francio, como prefeito.
O presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, explicou que o estatuto prevê o ingresso de municípios oriundos de desmembramentos de municípios consorciados.
“Mesmo com o estatuto, colocamos a solicitação de Boa Esperança do Norte em pauta e todos os prefeitos presentes votaram pela inclusão. Com isso, a partir do ano que vem, seremos 16 municípios.”
O mais novo município do Estado tem 24 anos de história. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2023), são aproximadamente 7 mil habitantes.
O prefeito eleito de Boa Esperança do Norte, Calebe Francio, agradeceu o apoio dos prefeitos e ressaltou a importância do Consórcio no desenvolvimento da saúde do município.
” A saúde era uma preocupação minha. Nossa população já era atendida pelo Consórcio, por meio dos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã e agora será atendida por Boa Esperança. Só tenho a agradecer aos prefeitos, pelo apoio.”
Fazem parte do Consórcio de Saúde, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã, União do Sul, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato e Santa Carmem.
Texto: Ascom/CPS Vale do Teles Pires