Para discutir melhorias na BR-163, com foco na prevenção de acidentes e prestar contas quanto ao andamento das obras de duplicação foi realizado o 4º encontro da Comissão Tripartite, que reuniu representantes do setor de logística e agronegócio de Mato Grosso, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e diretores da Nova Rota do Oeste. A reunião ocorreu na sede da OAB-MT em Cuiabá na quarta-feira (06.11.2024).
Na oportunidade, a Nova Rota do Oeste apresentou o trabalho realizado e o resultado das ações implementadas após a última reunião da Comissão, ocorrida em maio. Ainda levou um panorama do trabalho realizado ao longo do ano para ampliação da rodovia, com a construção de pontes e a duplicação da BR-163 e Rodovia dos Imigrantes, além dos serviços rotineiros de manutenção de pista e atendimentos médicos e mecânicos.
O Coordenador Regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Haroldo Maia, destacou que a BR-163/MT concentra um grande volume de carretas e caminhões, responsáveis pela transposição dos insumos produzidos no estado e elogiou a participação ativa desses transportadores durante a Comissão para a construção de uma rodovia que atenda às necessidades do setor.
“Este encontro é uma oportunidade para todos nós de acompanhar, cobrar e manter contato com o andamento de todos os processos. A Nova Rota vem nos dando a satisfação de que as obras estão andando, também as iniciativas que focam na educação dos motoristas. O que nós precisamos é transportar a safra com segurança e evitar acidentes”, apontou Edeon Vaz, diretor executivo do Movimento Pro Logística da Aprosoja.
Durante a Comissão, a Nova Rota também mostrou os resultados do Pare Pela Vida, ação de conscientização de motoristas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na fiscalização das condições de manutenção de veículos de carga que passam pela Serra de São Vicente na BR-364, trecho considerado crítico da rodovia. Os dados da ação apontaram que mais da meta dos veículos de carga abordados rodavam com problemas mecânicos ou no sistema de freios, fundamental para a redução dos índices de acidentes.
Sobre os resultados da Operação Pare Pela Vida, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas (SETCARR), Carlos Alberto Pereira, parabenizou a ação da Concessionária. “Não só o veículo e a carga, nos preocupamos principalmente com a vida dos caminhoneiros e vemos com bons olhos as boas críticas que recebemos aqui”.
Ainda foi debatida a inclusão de obras que não fazem parte do contrato vigente, mas que são interesse da Concessionária e dos usuários da rodovia, como a construção da área de escape na Serra de São Vicente, que segue em tramitação para aprovação junto à ANTT, além das ações de combate às queimadas no período seco, comunicação de acidentes, melhorias no perímetro urbano da rodovia e sinalização rodoviária.
Comissão Tripartite – Além da Nova Rota do Oeste e a ANTT, compõem a comissão: Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC-MT), Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado de Mato Grosso (Fettremat), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Crea-MT, PRF, AMM, Movimento Pró Logística, Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac), Sindicato das Empresas de Transporte e Carga no Estado de MT (Sindmat), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios e Movimento Pró Logística.