Pagamento preferido do brasileiro para compras online é via Pix.
É o que aponta uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
O indicador é realizado sempre em anos pares.
Entre 2022 e 2024 a representação do Pix passou de 66% para 84% entre pessoas que compraram produtos na internet nos 12 meses anteriores.
O índice superou o de cartão de crédito, que caiu de 73 para 67%.
Mas foi o boleto que registrou a maior queda: de 43% para 24%.
O levantamento indica que o consumidor com menor poder aquisitivo, que geralmente tem menos acesso ao cartão de crédito, tem trocado o boleto pelo Pix.
Outro ponto que pesa nessa decisão são os descontos oferecidos pelos fornecedores para o pagamento por meio dessa modalidade.
A pesquisa mostra também que 46% dos usuários compraram produtos e serviços pela internet este ano, o que equivale a 73 milhões de pessoas.
Desse total, nove em cada dez consumidores utilizam sites de compra e venda, uma alta de 18% em relação a 2022.