Feriado prolongado encerra sem mortes na BR-163/MT

0
12
Rota do Oeste

O feriado prolongado em alusão à Proclamação da República – de 15 a 17 de novembro – encerrou sem registro de morte na BR-163/MT, de Itiquira a Sinop. No trecho sob concessão da Nova Rota do Oeste foram registrados oito acidentes com vítimas e 346 motoristas com os veículos parados por falta de manutenção, em média, um atendimento por pane a cada 12 minutos.

O diretor de Operações da Nova Rota, Wilson Ferreira, avalia como positivo o saldo relacionado aos acidentes, embora entenda que o ideal seria que nenhum acidente fosse registrado. “A nossa meta é chegar a zero registro de acidente. Mas não podemos deixar de destacar que tivemos um feriado prolongado sem nenhuma intercorrência grave e com a preservação da vida”, comenta.

Sobre os motoristas que tiveram a viagem interrompida por panes veiculares, o diretor frisa que a manutenção teria evitado a maioria das situações, como vem sendo reforçado de forma reiterada pela Concessionária. “O cuidado com o veículo e a checagem de itens básicos evitam muitos problemas dentro e fora da cidade. Ficar parado na rodovia tem alguns agravantes, como se expor ao risco de acidentes, atrasar a viagem e arcar com um custo imprevisto para o conserto do veículo. São transtornos que podem ser evitados antes de sair de casa”.

Os atendimentos mais frequentes na BR-163 foram as panes mecânicas (251 casos), elétrica (29), falta de combustível (27), problemas com os pneus (27) e superaquecimento do motor (12). Todos os atendimentos realizados pela Nova Rota são custeados pelo valor arrecado pelo pedágio.