Jornalista Vera Carpenedo é homenageada com o troféu Mérito Lojista em Lucas do Rio Verde

0
35
Assessoria

Na noite de sábado (9), durante a cerimônia de entrega do Mérito Empresarial, promovida pela CDL Lucas do Rio Verde, Vera Faccin Carpenedo foi surpreendida ao ser homenageada com o troféu Mérito Lojista. O prêmio é concedido a empresas, personalidades e entidades que, ao longo dos anos, contribuíram significativamente para o crescimento e desenvolvimento da cidade, transformando Lucas do Rio Verde em uma referência na região Centro-Oeste.

Natural de Caiçara, no Rio Grande do Sul, Vera nasceu em 11 de janeiro de 1961, sendo a primogênita de cinco filhos do casal Elenida Bisognin Facin e Adelino Humberto Facin (in memoriam). Casada com Valmor Carpenedo, é mãe de três filhas — Camila, Rafaela e Cássia — e avó de seis netos. Sua ligação com Lucas do Rio Verde começou em dezembro de 1985, quando ela e o marido visitaram a cidade para ver a família que havia se mudado para a região no ano anterior. Enxergando o potencial do local, o casal decidiu se estabelecer ali em fevereiro de 1986.

Em maio de 1986, Vera passou a integrar a diretoria da Associação de Desenvolvimento Comunitário, sendo eleita primeira secretária, onde se dedicou à elaboração de projetos que trouxeram recursos e infraestrutura para a então nascente Lucas do Rio Verde. Nesse mesmo período, lançou o jornal Folha Verde, que, ao longo de seus 38 anos de existência, se tornou uma das principais fontes de registro histórico da cidade e abriu suas portas para estudantes, ajudando a preservar a memória local.

Em seu discurso de agradecimento, Vera se emocionou ao relembrar sua chegada à cidade. “O coração começou a bater forte, porque um filme vai passando. A gente começa a lembrar como foi a chegada aqui em 1985, aquele vilarejo que a gente encontrou e hoje ver o que é Lucas do Rio Verde… Saber que se nós temos essa cidade hoje é esforço de cada um, de cada pessoa que vive aqui, que já passou por aqui. Eu costumo sempre dizer: é fruto da cooperação, da união das pessoas. Não fosse o espírito cooperativo, nós não seríamos o que somos”, disse.

Ela agradeceu especialmente ao marido, Valmor, parceiro constante em sua jornada. “Só tenho a agradecer a Lucas do Rio Verde por ter possibilitado que eu construísse minha história aqui, que minhas filhas e meus netos pudessem crescer nesta cidade que tanto amamos”, concluiu, em um momento de grande comoção para os presentes.

A homenagem à Vera Faccin Carpenedo é um tributo à sua trajetória de quase 40 anos de contribuições ao desenvolvimento social, cultural e econômico de Lucas do Rio Verde, ressaltando a importância da união e do trabalho comunitário para o crescimento da cidade.