World’s Best Vineyard selecionou as 100 melhores vinícolas do mundo em 2024; além do vinho, jurados analisam aspectos como hospedagem, gastronomia, degustação, custo-benefício e reputação do local.
A seleção das melhores vinícolas do mundo não se resume à qualidade do vinho. Para definir as melhores vinícolas do mundo, especialistas analisam aspectos como hospedagem, gastronomia, degustação, custo-benefício, equipe e reputação do local.
O resultado é a World’s Best Vineyard, lista da William Reed, empresa inglesa especializada em rankings gastronômicos, que elenca anualmente as 100 melhores vinícolas do planeta a partir das avaliações de quase 500 jurados. A edição de 2024 foi divulgada em novembro.
O ranking completo é dividido em duas partes: uma com as 50 primeiras colocadas e outra com as demais.
Entre as 50 melhores, a Espanha se destacou com 8 representantes, incluindo o primeiro lugar, que ficou com a Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, localizada ao norte do país.
O Brasil também entrou no ranking, com a vinícola do Rio Grande do Sul, Casa Valduga, na 58ª posição (veja mais abaixo).
Em 58° lugar, está a única brasileira da lista, a Casa Valduga.
Localizada na região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), ela produz diferentes tipos de vinhos e se destaca pelos espumantes.
A história dela se confunde com a da família Valduga, que veio da Itália para o Brasil no final do século XIX e se estabeleceu na região.
Além dos vinhos, o local, que se diz pioneiro em enoturismo (turismo focado em vinhos) no Brasil, oferece experiências gastronômicas e culturais aos visitantes, como um tour que mostra detalhes da produção de espumantes.
A Casa Valduga oferece ainda opções de estadia em casarões de arquitetura clássica
Foto: Reprodução/Casa Valduga
Por Redação g1