Mais que um novo espaço físico, a solenidade de inauguração da ampliação e modernização da sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Juína mostrou o compromisso do Governo de Mato Grosso com uma gestão de resultados, com foco no cidadão e prestação de serviços de qualidade e com eficiência.
“Nossa gestão tem como missão continuar de forma progressiva o projeto de atender melhor o cidadão e fortalecer as estruturas de atendimento dos servidores, e isso inclui a melhoria da estrutura física. Não é apenas uma reforma e ampliação, é um projeto que foi feito com carinho, pensado para modernizar a Sema e prepará-la para os próximos 20 anos”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, durante a inauguração da unidade, nessa terça-feira (19.11).
De acordo com a secretária, além da reforma física do prédio, todo o processo de atendimento ao cidadão foi remodelado.
“Eliminamos o papel, trocamos os arquivos enormes por uma sala de TI e o atendimento ao cidadão é todo online. Isso reduz o tempo de resposta ao cidadão, dando mais eficiência aos atendimentos”, disse.
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, também esteve no município para entregar à população da região Noroeste a nova sede da Diretoria Desconcentrada de Juína (DUD/Sema-MT).
Após 24 anos, o prédio que abriga o órgão recebeu a primeira reforma estrutural. O investimento foi de R$ 910 mil, com recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).
“O que nós vimos aqui hoje foi o cuidado com o gasto público, pois esta sede é o Estado em Juína. A intenção é cada vez mais estar próximo dos atores que fazem o desenvolvimento. É uma preocupação do Governo garantir que os servidores públicos tenham estrutura e condições para atender cada vez melhor o contribuinte, o cidadão”, destacou o vice-governador Otaviano Pivetta.
O gestor passou para a secretária Mauren a missão que todas as 9 unidades desconcentradas tenham o padrão da obra inaugurada nessa terça-feira.
Além da total reestruturação do prédio e da modernização do espaço interno, houve também a ampliação da capacidade de atendimento da Sema de Juína, com obras na recepção e sala dos analistas. Foram construídos banheiro com acessibilidade na recepção, salas de atendimento, de reunião, de situação e de TI, uma cozinha para os servidores e abrigos temporários para animais silvestres.
A Regional atende os municípios de Juína, Brasnorte, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Colniza, Aripuanã e Rondolândia, e oferece suporte logístico e expansão das atividades da Sema com foco no licenciamento ambiental e fiscalização de flora e fauna.
Para o prefeito de Juina, Paulo Veronese, que participou da solenidade, a presença do Governo nas mais distantes regiões com investimentos tão relevantes para toda região, e a eficiência dos serviços do órgão ambiental, representam desenvolvimento econômico, pois atraem empreendimentos para o Estado.
A mudança beneficia a sociedade pela melhoria na estrutura física e eficiência na prestação de serviços dos servidores da regional, e garante mais acessibilidade e conforto para os usuários da Unidade, que atende oito municípios da região Noroeste do Estado.
Novas sedes
Juína foi a segunda Unidade de Diretoria Desconcentrada a ser entregue pelo Governo do Estado. Em junho deste ano foi entregue a sede de Rondonópolis, que funcionava em uma área locada e foi transferida para um prédio próprio do Estado que estava sem uso.
A Regional de Rondonópolis tem uma área construída de 735m², com salas de reunião e monitoramento ambiental, acabamento moderno, estações de trabalho, área para guarda de bens apreendidos em operações e mobiliário novo, feito sob medida para as necessidades do órgão ambiental.
Parque municipal
Após inauguração da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Juína, as autoridades assinaram um Termo de Destinação de mais de R$ 2 milhões de recursos de compensação ambiental para o Parque Municipal de Juína.