Vice-prefeito eleito de Sorriso busca modelo da Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde

0
83
Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz recebeu nesta manhã (6), no Paço Municipal, o vereador e vice-prefeito eleito de Sorriso, Acacio Ambrosini, que visitou o município para conhecer de perto a estruturação e atuação da Guarda Civil Armada (GCM). O encontro reforça a intenção de implantação do modelo em Sorriso. 

“É uma satisfação para nós receber o vice-prefeito eleito, Acacio e saber que eles planejam levar adiante o projeto da guarda armada para Sorriso. A implantação aqui é fruto de um trabalho conjunto para estabelecer a GCM Armada, com a devida autorização da PF. Após todo o processo, hoje a nossa guarda está presente, servindo à comunidade com mais estrutura, mais treinamento e capacitação e, agora, também armada, o que gera um impacto positivo e proporciona mais eficácia nas demandas. Para nós, é motivo de orgulho ver nossa guarda inspirando outros municípios”, afirmou o prefeito Miguel Vaz.

Na ocasião, Ambrosini destacou a importância de alinhar-se com gestores experientes. 

“Sentar hoje com o Miguel Vaz, um prefeito de referência, é uma honra. Sempre muito bem alinhado com o nosso prefeito Ari Lafin. É um desejo da gestão atual do prefeito Ari, em nome do secretário Moura, e dos agentes, de reenquadrarmos a nossa guarda. Tivemos uma parte técnica rompida e estamos de novo aqui vendo os números. Para a sociedade, o que importa é o trabalho e a tranquilidade, né? Como a gente viu, os números são positivos da efetividade da Guarda Municipal em Lucas. É isso que a gente precisa levar para Sorriso: Estruturação física e efetiva nas ruas, passando segurança para quem está em nosso município. Deixo aqui meus parabéns ao Miguel e toda a equipe dele. Com certeza manteremos contato para fazermos com que essa guarda civil seja uma realidade em Sorriso”, enfatizou Acácio. 

Lucas do Rio Verde se tornou referência ao implantar a primeira Guarda Civil Armada do estado de Mato Grosso, com autorização da Polícia Federal. Após intensos treinamentos e capacitações, a corporação passou a atuar integrada às forças de segurança em 2023, com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica com a PF. Com 67 guardas civis e equipamentos robustos – como pistolas PT92, carabinas CT9 e espingardas calibre 12 –, a Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde se destaca pelo impacto positivo na segurança do município.

Além do vice-prefeito eleito, participaram do encontro o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Sorriso, coronel Denardi, o presidente do Conselho de Segurança Pública de Sorriso (Conseg), Gilvano D’Ávila, o secretário de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, coronel Cunha, o comandante da GCM, Jota Lima, o secretário de Governo, Alan Togni, e a procuradora Derlise Marchiori.

A experiência de Lucas do Rio Verde no fortalecimento da segurança se torna um exemplo a ser seguido, destacando a importância de investir em uma guarda bem estruturada e armada para garantir a segurança e a tranquilidade do município.