Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Fiscalização em supermercados e padarias encontra itens da ceia natalina com peso abaixo do anunciado

Pixabay

As empresas que comercializam produtos com peso abaixo do indicado na embalagem podem receber multas de até um milhão e meio de reais.

A penalidade está prevista na lei federal 9.933/99.

Uma operação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, o IPEM, atuou, recentemente, 11 de 25 estabelecimentos fiscalizados por irregularidades do tipo.

A Operação “Pente Fino”, como foi batizada, aconteceu entre 25 de novembro e 6 de dezembro e avaliou o peso de produtos destinados à ceia de final de ano em supermercados e padarias de pequeno, médio e grande porte na capital e em municípios do interior paulista.

Foram avaliados quase 197 produtos típicos desta época, como peru, chester, tender, pernil, lombo e pescados, além de cereais e frutas secas e in natura e bolos, pães e panetones.

18 produtos, praticamente 10%, tinham peso menor do que o indicado na embalagem.

Os fiscais encontraram uma peça de frango temperado, por exemplo, que deveria ter 4,1 kg, de acordo com a embalagem, mas pesava 961 g a menos; outro exemplo foi um tender vendido como se pesasse 1,4 kg, mas tinha apenas 1kg.

Para evitar pagar mais do que está levando, o Ipem orienta o consumidor a redobrar a atenção quando for comprar um produto que precisa ser pesado. A balança usada para fazer a medição, no estabelecimento, precisa estar em local visível e ter o selo do Inmetro com o ano de validade da última verificação feita pelos fiscais do órgão.

É fundamental acompanhar todo o processo de pesagem e saber que o preço a pagar deve considerar apenas o produto e não a embalagem!

Sair da versão mobile