Lucas do Rio Verde cresce 1.152% em 31 anos e lidera ranking nacional de crescimento populacional

0
103
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Lucas do Rio Verde é destaque como o município com o maior percentual de aumento populacional no Brasil nas últimas três décadas. Entre 1991 e 2022, a população saltou de 6.693 para 83.798 habitantes, um crescimento de 1.152%, com uma média de crescimento exponencial anual de 8,49%. A análise é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponíveis nas tabelas 4.714 e 136 do sistema Sidra.

Esse desempenho supera Palmas (TO), Nova Mutum (MT) e outras cidades no ranking dos dez municípios que mais expandiram sua população no período.

O crescimento acelerado de Lucas do Rio Verde foi acompanhado de investimentos estratégicos em infraestrutura e serviços públicos de qualidade. Sob a gestão do prefeito Miguel Vaz, o município consolidou pilares como geração de empregos, educação, saúde, segurança pública, habitação e inovação. Programas como o “Ser Luverdense Habitação” já possibilitaram mais de 4 mil oportunidades de moradia popular nos últimos 4 anos, fortalecendo o compromisso com a qualidade de vida para os luverdenses.

Reconhecida como a “Capital da Agroindústria” e a “Cidade de Oportunidades”, Lucas do Rio Verde é referência na agregação de valor às commodities agrícolas, o que impulsiona a economia local e gera emprego e renda. O município se destaca também por seu sólido crescimento econômico e por ter um dos melhores índices educacionais do país. Além disso, os investimentos em saúde sempre ultrapassam o mínimo exigido por lei, refletindo o cuidado com a população.

O Município tem como meta se tornar referência em Segurança Pública. Em 2023, a atual gestão implementou a primeira Guarda Civil Armada de Mato Grosso, autorizada pela Polícia Federal, que atua de forma integrada às forças de segurança após rigorosos treinamentos. Com cerca de 400 câmeras instaladas, número que deve chegar a mil até 2025, e um moderno centro de videomonitoramento, o município se destaca pelo impacto positivo na segurança pública, o que impulsiona a atração de investimentos. 

Outro marco é o programa “InPacto Lucas”, que posiciona o município como protagonista em inovação no estado. Com metas ambiciosas, Lucas do Rio Verde busca se tornar referência em economia verde nos próximos 10 anos, alinhando crescimento econômico com sustentabilidade.

Conforme dados da Pesquisa de Satisfação 2023, realizada pela Prefeitura através de formulário online, os principais motivos que fizeram as pessoas se mudarem ou continuarem morando em Lucas do Rio Verde foram: trabalho, oportunidades de emprego e crescimento profissional, com 49,03% das respostas (acesse aqui https://transparencia.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/anexos/1714653239.pdf).

Contudo, os desafios para o futuro são grandes. O crescimento populacional exige mais investimentos em escolas, creches, saúde e habitação popular. Obras como o contorno viário, a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e a chegada das ferrovias são fundamentais para atender à demanda crescente e manter o desenvolvimento pujante e sustentável.