Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Projeto Green School forma primeira turma com mais de 40 alunos

Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (03), a formatura da primeira turma do Projeto Green School, que é um dos selecionados a fazer parte do Ecossistema de Inovação de Lucas do Rio Verde – InPacto Lucas. Incluído no macrodesafio de Educação Inovadora, o projeto tem por objetivo desenvolver competências e habilidades aos estudantes das escolas municipais para a economia verde e o agronegócio do futuro.

O prefeito Miguel Vaz esteve no evento prestigiando os formandos e salientou a importância do poder público contribuir para o desenvolvimento dos jovens, ampliando a visão de futuro deles.

“Em 2023, fomos um dos contribuintes para criar o projeto Pacto pela Inovação, onde dentro disso foram escolhidos sete eixos, incluindo a educação. Para nós é muito gratificante colaborar nesse movimento e formar a base para os alunos do 9º ano, que estão finalizando o ensino fundamental e passarão para o ensino médio já com essa visão tecnológica que estamos vivendo aqui no município. Não tenho dúvidas que será uma nova base da nossa economia ao longo do tempo, olhando para sustentabilidade, para a economia verde como um todo, e a educação fazendo parte disso, ou seja, a base, que são os adolescentes, sendo formados com visão de futuro”.

O Ecossistema de Inovação foi constituído em 2023, a partir da mobilização e articulação de algumas instituições do município de Lucas do Rio Verde e compreende 4 hélices: Poder Público, Iniciativa Privada, Instituição de Ensino e Sociedade Civil Organizada.

“Enquanto secretaria e comitê que planejou as trilhas formativas para que o Green School viesse a ser realmente realizado e chegasse até os nossos alunos, é uma noite de muita satisfação. Foi quase um ano estudando qual a melhor estratégia, conteúdo e metodologia, porque nós entendíamos que precisava ser algo inovador, voltado à tecnologia, à sustentabilidade e para um perfil de futuro que nós precisamos de profissionais e também de formação humana, então a junção de todas essas habilidades resultou nas três trilhas formativas, que é agronegócio e sustentabilidade, empreendedorismo e projeto de vida. Então, hoje, ter os alunos aqui com as suas famílias, entregando para a sociedade um sonho que foi pensado junto com o InPacto Lucas, junto com a hélice de inovação que fazia parte da Secretaria de Educação, é uma gratificação enorme”, ressaltou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Mais de 40 alunos dos anos finais do ensino fundamental, das escolas Eça de Queirós e Olavo Bilac, participaram do projeto no contraturno escolar, duas vezes por semana, e finalizaram as Trilhas Formativas sobre Agronegócio e Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação, e Projeto de Vida.

Para a aluna Emília Vitória, da Escola Municipal Olavo Bilac, a participação no projeto foi essencial para o futuro profissional, já que ela quer seguir a carreira de agrônoma.

“Foi uma experiência nova e muito boa. Conhecemos o campus da Unilasalle também, nos aprofundamos nas profissões que a gente já pensava. No curso de empreendedorismo, a gente desenvolveu produtos e criamos empresas onde solucionavam problemas de Lucas do Rio Verde como alagamentos, o lixo. O nosso foi um aplicativo, que é o Green Hub, que a gente ligava quando tivesse enchentes, problemas na cidade, e aí os moradores ficavam sabendo e as autoridades conseguiam combater a água”.

Para 2025, a intenção é expandir o projeto na rede municipal, aumentando a quantidade de turmas e ajudando os alunos na formação profissional e pessoal para o mercado de trabalho. O Green School conta com a participação do comitê da educação que pertence ao InPacto Lucas, a rede municipal de educação, IFMT e Unilasalle.  

Sair da versão mobile