Na última sexta-feira (6), Lucas do Rio Verde foi palco do “Desafio de Ciclismo Supere-se”, uma maratona de 24 horas que desafiou atletas da cidade e da região a testarem seus limites. A largada aconteceu às 19h, na Avenida Brasil, em frente ao Fórum, e o evento se encerrou no mesmo local no sábado (7), também às 19h. A iniciativa inédita faz parte dos esforços da Prefeitura de Lucas do Rio Verde para promover o esporte e a qualidade de vida para a população.
Com um percurso que variava entre 20 e 500 quilômetros, o desafio reuniu cerca de 180 participantes, oferecendo uma oportunidade única para ciclistas de todas as idades e níveis de experiência. Conforme o regulamento, cada atleta foi responsável por registrar a quilometragem percorrida, além de cuidar de sua própria hidratação, alimentação e equipamentos durante a prova. Todos os participantes foram reconhecidos com medalhas ao final do evento.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, que prestigiou o evento, destacou a importância de incentivar o esporte no município.
“Prestigiar esses atletas, principalmente o Daniel de Oliveira, que visita nossa cidade e que é campeão mundial, dizer que o município está de braços abertos para dar apoio a esses eventos importantes, de destaque internacional. E por que Lucas não pode ser esse município que receba grandes eventos? É nisso que estamos pensando. Nosso objetivo é continuar incentivando fortemente o esporte”, ressaltou o prefeito.
O secretário de Esporte e Lazer, André Matto, também enfatizou o sucesso do evento e a previsão de novas edições. “Um evento novo em nossa cidade e acredito que no estado de Mato Grosso. Foram mais de 180 pessoas participando. Teve famílias, pais, filhos, crianças. A ideia é trazer esse evento para mostrar um pouquinho como é esse ultra, campeonato mundial que eles vão participar, e a gente poder estar andando com um campeão mundial. Já está em vista uma segunda edição do desafio, e com uma estrutura ainda melhor”, afirmou o secretário.
Desafios internacionais
Para os ciclistas Ronaldo Ribeiro, de Lucas do Rio Verde, e o campeão mundial de Ultra Triatlo, Daniel de Oliveira, o desafio teve um significado especial. Além de testarem seus limites, os atletas utilizaram a prova como um treino preparatório para um evento internacional no próximo ano. Ambos irão participar da maratona de ciclismo “Race Across America 2025”, de 5 mil quilômetros, que será disputada ao longo de 12 dias nos Estados Unidos.
Daniel de Oliveira comentou sobre o início da preparação para a competição do ano que vem. “Para mim e o Ronaldo é um desafio, o início de uma preparação para o ano que vem. E já que a gente ia fazer algo grande, pensamos em não fazer algo sozinhos. Vamos abrir para o público, incentivar a prática do esporte e mostrar para o pessoal o que é possível”, disse o campeão mundial.
Ronaldo Ribeiro, por sua vez, destacou o impacto do evento na comunidade. “É inédito. Lançamos esse desafio, que foi totalmente aderido pelos ciclistas e pela Prefeitura, que está realizando brilhantemente o evento. Para mim é inspirador, através desse exemplo, mover tantas pessoas a buscarem o meu lema de vida, que é ser 1% melhor a cada dia. Tenho certeza que é o primeiro de muitos que virão pela frente”, concluiu.
O evento, além de destacar o talento e a determinação dos atletas, reforçou o espírito de comunidade e mostrou como o esporte pode transformar vidas. Com mais desafios no horizonte, Lucas do Rio Verde promete continuar sendo um palco de superação, inspiração e pioneirismo no incentivo ao esporte.