Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Ações da China e Hong Kong sobem com expectativas de cortes no compulsório e dados do PIB

Nesta quinta-feira, as ações na China e em Hong Kong apresentaram ganhos, acompanhando a tendência positiva dos mercados asiáticos, impulsionados por expectativas de medidas de afrouxamento monetário por parte do governo chinês nas próximas semanas. O otimismo foi alimentado por relatos da mídia estatal que indicam a possibilidade de cortes na taxa de compulsório do banco central chinês, o que pode ocorrer antes do Festival da Primavera, no final deste mês.

No fechamento, o índice de Xangai avançou 0,28%, enquanto o CSI300, que reúne as principais empresas listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,11%. Dentro desse índice, o subíndice do setor financeiro teve um crescimento de 0,5%, e o setor de energia registrou alta de 1,3%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve um incremento mais expressivo de 1,23%.

O otimismo predominante nos mercados asiáticos também foi alimentado pela expectativa de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve dos Estados Unidos, após a desaceleração da inflação núcleo no país. Investidores agora aguardam que o governo chinês adote mais medidas de estímulo, com foco no corte da taxa de compulsório, uma ação que pode proporcionar liquidez adicional ao mercado.

Os analistas do Bank of America comentaram que, dado o espaço limitado para cortes nas taxas de juros devido à pressão sobre a moeda chinesa, uma redução na taxa de compulsório seria um sinal mais claro de alívio econômico e uma forma eficaz de garantir liquidez permanente.

Além disso, os mercados aguardam com atenção a divulgação de dados econômicos importantes nesta sexta-feira, incluindo o PIB do quarto trimestre de 2024, a produção industrial de dezembro, e os números de investimento e consumo, que fornecerão uma visão sobre a recuperação econômica da China e a eficácia dos pacotes de apoio implementados pelo governo.

Outros mercados asiáticos também registraram valorização. Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,33%, a 38.572 pontos. Em Seul, o índice KOSPI teve alta de 1,23%, alcançando 2.527 pontos. Em Taiwan, o índice TAIEX avançou 2,27%, a 23.025 pontos. O índice Straits Times de Singapura subiu 0,76%, atingindo 3.801 pontos, enquanto em Sydney, o índice S&P/ASX 200 valorizou-se em 1,38%, a 8.327 pontos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Sair da versão mobile