Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Assistência Social e Defesa Civil entregam doações para afetados em temporal

Emanoele Daiane

Ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Defesa Civil de Cuiabá entregou, na terça-feira (14), doações de frutas, verduras e kits dormitórios às famílias afetadas pela chuva intensa registrada no último domingo (12), no bairro São Mateus, em Cuiabá.

A vice-prefeita, cel. Vânia Rosa, que também é a secretária de Assistência Social, destacou que as frutas e verduras foram doadas por intermédio da vereadora Baixinha Giraldelli. Vânia ressaltou que esse atendimento proporciona um alívio para aqueles que estão em total desespero.

“Este é um trabalho paliativo, de emergência. Contamos com apoio e ações solidárias de toda a sociedade. Na ocasião, gostaria de agradecer a vereadora Baixinha pela sensibilidade, a Defesa Civil através do cel. Alessandro que nos trouxe a doação desses colchões que serão de grande ajuda para aqueles que perderam tudo e precisam recomeçar”, destacou a secretária.

A moradora Aparecida de Fátima, que recebeu a doação de verduras, relatou que perdeu até seu cachorro durante o alagamento. “Perdi até meu cachorrinho e tudo que conquistei ao longo da vida nessa enchente”, lamentou a moradora.

Juliana Patrícia, que recebeu a doação de um colchão e travesseiros das mãos do secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira, relatou que perdeu o guarda-roupa, berço, colchão, roupas, calçados e o enxoval da bebê.

“Perdi praticamente todas as roupinhas dela. Perdemos sofá, armário, geladeira, tudo. Toda ajuda é bem-vinda. Essa ajuda é de grande importância nesse momento de dificuldade. Muito obrigada a toda gestão da prefeitura pela ajuda”, finalizou.

AÇÕES

O bairro São Mateus possui aproximadamente 20 ruas, sendo que 11 foram duramente afetadas. Para amenizar a situação, a Secretaria de Assistência Social realiza desde as primeiras horas de segunda-feira (14) o levantamento socioeconômico das famílias. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Públicos (Limpurb) também está mobilizada para o recolhimento dos móveis, utensílios e demais pertences que não servem mais para uso e foram dispensadas na frente das residências.

Vale ressaltar que o prefeito Abilio Brunini enviou para a aprovação na Câmara Municipal de Cuiabá o projeto que prevê um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil para ajudar as vítimas das chuvas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Sair da versão mobile