Atletas paralímpicos de diversas regiões do Brasil, representando dez modalidades esportivas, estarão reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, para a primeira etapa do Camping Escolar Paralímpico 2025. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Ao todo, 129 jovens participarão das atividades, sendo 31 bolsistas do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, concedido pelo Ministério do Esporte. Desses, 19 são da categoria estudantil e 12 da categoria nacional.
Idealizado pelo CPB há seis anos, o projeto proporciona a jovens de 11 a 17 anos o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. Os participantes são selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares realizadas anualmente.
Os atletas convocados representarão modalidades como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol para paralisados cerebrais, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Além disso, treinadores e auxiliares técnicos também integrarão o evento.
De acordo com o CPB, durante a estada na capital paulista, os esportistas cumprirão uma programação completa de treinos, testes e avaliações conduzidos por técnicos do CPB e das confederações. Eles também participarão de palestras e contarão com o acompanhamento de profissionais de psicologia e fisioterapia.
Além das atividades no Camping Escolar Paralímpico, os participantes se comprometerão a disputar competições regionais e/ou nacionais em suas modalidades ao longo do ano.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte