24/01/2025
Baixinha destaca que vai trabalhar pela melhoria da agricultura familiar em Cuiabá
Da Assessoria – Vereadora Baixinha Giraldelli
Durante a primeira reunião da Comissão de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural, na tarde desta quinta-feira (22), na Câmara de Cuiabá, a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) destacou que o grupo será responsável por deliberar projetos de lei, proposições, assuntos que sejam relevantes para os produtores e que valorizem a categoria e a agricultura familiar.
A vereadora destacou a luta dos produtores rurais que precisam de apoio para garantir seus direitos.
“É importante frisar que vamos debater a reforma agrária, a conservação da terra e o manejo de insumos, entre outros temas. O valor do produtor é indiscutível, e vamos lutar pelos direitos deles. Nossos pequenos produtores precisam ser valorizados, pois sem a agricultura familiar a cidade não se desenvolve”, disse a parlamentar.
Na ocasião, Baixinha pontuou que a agricultura é um instrumento eficaz de indução de desenvolvimento econômico e justiça social, que deve ser mais debatido e valorizado sempre. “Essa Comissão terá o dever de levar ações e garantias que possam assegurar essas famílias do campo. Quero que o produtor esteja comigo unido para lutar pela categoria”, comentou Baixinha. 
 
A presidente da comunidade Bairrerinho, Stephany Maristan agradeceu a parlamentar. “Agradeço o seu apoio e queremos que isso vá à frente. Queremos sim equipamentos, tratores, calcários. Obrigada vereadora, que essa luta continue e que a gente seja valorizada”.
O senhor Joel da comunidade Santa Tereza e o senhor Braulino no Rio dos Couto lembraram que a falta de equipamento nas comunidades tem dificultado o trabalho do pequeno agricultor. “Nós somos mais de 15 comunidades, tem um trator para essas 15 comunidades. Santa Tereza está a 79 quilômetros daqui do distrito de Cuiabá, e na região tem um trator. Mas, ele não consegue atender a demanda de todos. No período produtivo não consegue, no Santa Tereza não tem um trator para que o produtor consiga trabalhar a terra e produzir”, explicou o senhor Joel. 
A vereadora acrescentou que tem que fazer uma luta grande porque existem verbas para buscar que são direcionadas para este auxílio. “Temos verbas do PRONAF (Programa de Fortalecimento da Agricultura) e plano Safra para os pequenos produtores. É que essa verba tem que chegar realmente pra quem precisa para quem planta para quem está na terra”, finalizou.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT