A tenista brasileira Bia Haddad atingiu uma marca importante com a vitória sobre a russa Erika Andreeva nesta quinta-feira (16/1). Ao chegar à terceira rodada do Australian Open, a atleta igualou os melhores resultados do país na história do torneio, considerando apenas as edições da Era Aberta – quando foi liberada a participação de atletas profissionais nos eventos, a partir de 1968. Atualmente 17ª colocada no ranking mundial, Bia é beneficiada pelo Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
Apenas quatro tenistas brasileiros haviam atingido a terceira rodada das disputas de simples do Australian Open anteriormente, incluindo a própria Bia Haddad, que também chegou nesta fase no ano passado. Além dela, incluem-se na lista: Marcos Hocevar (1983), Jaime Oncins (1991) e Gustavo Kuerten (2004).
Nem mesmo Guga se dava bem em terras oceânicas. O ex-número 1 do mundo, que foi tricampeão de Roland Garros, disputou o Grand Slam australiano oito vezes, e só chegou à terceira rodada em sua última participação, em 2004.
Bia Haddad enfrentará a russa Veronika Kudermetova em seu próximo desafio, que deve ocorrer entre a noite desta sexta-feira (17) e a manhã de sábado (18).
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte