O Brasil tem consolidado sua presença no mercado de alimentos halal, voltados ao público muçulmano, com o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Segundo um balanço divulgado pela Câmara Árabe, entre janeiro e setembro de 2024, o número de mercados atendidos pelo projeto Halal do Brasil cresceu para 156 países, após a abertura de nove novos destinos. A iniciativa já conta com o apoio de 124 empresas, das quais 59 estão habilitadas para exportação, com o aumento das exportações totalizando US$ 3,61 bilhões no período — um crescimento de 20,48% em relação ao mesmo período de 2023.
O principal destaque dos produtos exportados são alimentos como frango, carne bovina, café, arroz, açúcar, algodão e óleo de amendoim, que seguem os rigorosos padrões do halal, que incluem práticas como o abate de animais conforme os preceitos islâmicos e a proibição de substâncias como álcool e carne de porco. Entre setembro de 2023 e 2024, o número de categorias de produtos exportados saltou de 190 para 343, demonstrando uma diversificação da pauta.
Expansão do Mercado Halal e Oportunidades de Diversificação
A tendência de crescimento reflete a expansão das empresas brasileiras para além das proteínas, setor tradicionalmente dominante, incluindo alimentos de maior valor agregado, como biscoitos, chocolates, massas, sorvetes e cafés. De acordo com Osmar Chohfi, presidente da Câmara Árabe-Brasileira, a participação de empresas fora do setor de proteínas aumentou 80% em comparação ao ano anterior. As ações do projeto Halal do Brasil, que inclui missões comerciais e feiras internacionais, têm sido fundamentais para a captação de novos negócios e para incentivar a adoção da certificação halal, essencial para os mercados muçulmanos.
Entre as novidades do projeto está a participação de empresas como a Danês Alimentos, fabricante de ração para pets, que está certificando seus produtos para entrar no mercado egípcio. Embora o selo halal não seja obrigatório para rações, ele ajuda a destacar os produtos nas gôndolas, como ocorre em mercados da Malásia, onde os itens certificados são posicionados em áreas de maior visibilidade.
Perspectivas de Crescimento para o Mercado Halal
O Brasil, que iniciou suas exportações de frango para o mercado halal na década de 1970, tornou-se o maior exportador mundial de proteínas halal, com um volume anual de US$ 5 bilhões. Em 2023, o país exportou US$ 23,39 bilhões para os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI). No entanto, a Câmara Árabe acredita que há grande potencial para expansão nas categorias de produtos industrializados, que ainda têm uma participação reduzida nas exportações brasileiras para a OCI.
Com um mercado global de alimentos halal estimado em US$ 1,4 trilhão, que abrange 1,9 bilhão de consumidores potenciais, o Brasil busca fortalecer sua posição nesse setor estratégico. A expectativa é que o país consiga aumentar sua participação em produtos de maior valor agregado, além de manter sua relevância em alimentos básicos, como carnes, grãos e café.
Halal do Brasil – Dados Relevantes
- Países Alcançados (setembro de 2024): 156
- Exportações (jan-set 2024): US$ 3,61 bilhões
- Empresas apoiadas (setembro de 2024): 126
- Categorias de produtos exportadas (setembro de 2024): 342 NCMs
- Tamanho do mercado mundial halal (2024): US$ 1,4 trilhões
- Consumidores potenciais (2024): 1,9 bilhão
Fonte: Sistema Fenix/ApexBrasil, The State of Islamic Economy Report 2023/24
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio