Brasil Registra Recorde na Importação de Fertilizantes em 2024

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As importações brasileiras de fertilizantes atingiram um recorde histórico nos últimos cinco anos em 2024, totalizando 44,3 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 8,3% em relação aos 40,9 milhões de toneladas registrados no mesmo período do ano anterior. Os dados são do Boletim Logístico de janeiro, divulgado nesta quarta-feira (29) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Desempenho dos portos brasileiros

O Porto de Paranaguá foi responsável pela entrada de 11 milhões de toneladas de fertilizantes em 2024, ante 10,3 milhões no mesmo período de 2023. Nos portos do Arco Norte, o volume importado alcançou 7,52 milhões de toneladas, superando as 5,97 milhões registradas no ano anterior. O Porto de Santos também apresentou crescimento, com 8,88 milhões de toneladas importadas em 2024, frente a 8,56 milhões no ano anterior.

Exportação de soja cresce pelo Arco Norte

O Boletim Logístico também destacou o crescimento das exportações de soja pelos portos do Arco Norte. Em dezembro de 2024, essa região foi responsável por 34,8% das exportações nacionais da oleaginosa, superando os 33,8% registrados no mesmo período do ano anterior.

Mercado de fretes: oscilações e desafios logísticos

O setor de transporte de cargas apresentou variações significativas em diferentes regiões do país. Na Bahia, o fluxo logístico de grãos registrou queda em relação a novembro, reduzindo a cotação dos fretes na maioria das localidades analisadas. No Distrito Federal, foram observadas pequenas oscilações nos valores praticados, enquanto os fretes para os portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP) permaneceram estáveis ou com leve variação.

Em Goiás, a demanda por fretes em Rio Verde foi baixa, um comportamento esperado para o período. A cotação de fretes caiu na maioria das rotas, com exceção de trajetos específicos originados em Cristalina e Catalão. Apesar da baixa movimentação, transportadoras relataram dificuldades na disponibilidade de caminhões para atender à demanda eventual.

No Maranhão, não houve registros de fretes rodoviários para cargas de soja destinadas ao Porto do Itaqui ou ao Terminal Ferroviário de Porto Franco em dezembro, devido à ausência de estoques. Em Mato Grosso, o mercado de fretes rodoviários manteve um ritmo lento no final do ano, com redução das cotações em praticamente todas as rotas originadas no estado. Em Mato Grosso do Sul, os fretes apresentaram oscilações negativas de preço devido à disponibilidade reduzida de produtos para transporte.

Fretes para café e retração no Piauí

Para Minas Gerais, o Boletim destacou que os fretes para o transporte de café mantiveram-se nos patamares históricos, sustentados pela boa demanda das cooperativas e exportadoras. No Piauí, o mercado de fretes permaneceu retraído em dezembro, impactando os valores praticados nas principais rotas de escoamento do agronegócio no estado.

Boletim Logístico

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio