Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Brasileiros agora precisam apresentar autorização de viagem para entrar no Reino Unido; documento é pago

Atenção se você pretende viajar para o Reino Unido: o governo britânico agora exige um novo documento para permitir a entrada de brasileiros.

Já está valendo a regra que exige a apresentação uma autorização de viagem eletrônica no momento do desembarque.

Esse documento é conhecido como ETA (i-ti-ei), da sigla em inglês, ou, abrasileirando a pronúncia, ETA.

Apesar de não se tratar de um visto, o brasileiro que não apresentar autorização a partir de agora não pode mais entrar no país. E a medida vale para os portadores de todos os tipos de passaportes: comuns, oficiais e diplomáticos.

Aliás, vale dizer que o ETA não necessariamente garante a entrada. Mesmo com ele em mãos, é preciso passar pela imigração britânica.

A autorização eletrônica custa 10 libras, algo em torno de 80 reais, na cotação atual, e permite que os viajantes fiquem no Reino Unido por até seis meses para passeio, negócios ou cursos acadêmicos de curta duração; e é exigido, inclusive, para aqueles que farão apenas escala no país.

Uma vez emitido, o ETA tem duração de 2 anos – se emitir um novo passaporte antes desse período, no entanto, o documento também terá que ser reemitido, já que ele fica atrelado ao passaporte de forma digital

A autorização de viagem eletrônica é obtida pela internet, por meio de site e aplicativo específicos.

O processo de solicitação exige o envio de uma foto do passaporte e do rosto do solicitante, além do preenchimento de um pequeno questionário.

Segundo as autoridades britânicas, o prazo para a liberação do documento, após solicitado, é de até 3 dias úteis.

Sair da versão mobile