Brasileiros recebem, por mês, cerca de um bilhão de ligações telefônicas abusivas.
São aquelas chamadas de telemarketing, que vem, muitas vezes, de números desconhecidos.
E que, em alguns casos, incomodam o cidadão várias vezes por dia, durante semanas.
O número aparece em um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.
E poderia ser pior.
Entre junho de 2022, quando foram adotadas práticas para combater esse tipo de abuso, até o fim do ano passado, a Anatel bloqueou cerca de 185 bilhões de ligações.
As ações contra as chamadas indesejadas conseguem barrar 85 por cento das tentativas
Ou seja, 15 por cento ainda chegam ao cidadão.
A Anatel considera que o telemarketing abusivo acontece quando uma empresa usa robôs para fazer pelo menos 100 mil chamadas por dia.
Há casos em que, ao atender, o cidadão houve uma gravação ou, simplesmente, a ligação cai.
Uma das formas de escapar desse tipo de abuso é se cadastrar na plataforma Não Me Perturbe, pelo site www.naomeperturbe.com.br.