A Cargill está dando passos significativos na transformação do transporte marítimo, com foco na inovação como chave para descarbonizar a indústria e cumprir as metas globais de emissões líquidas zero até 2050, estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO). Com investimentos em tecnologias avançadas, como propulsão assistida por vento, combustíveis de baixo carbono e soluções digitais, a empresa busca estabelecer novos padrões para o setor, ajudando seus clientes a alcançar objetivos de sustentabilidade.
“Descarbonizar o transporte marítimo é uma tarefa monumental que exige coragem, inovação e colaboração”, afirmou Jan Dieleman, presidente do negócio de Transporte Marítimo da Cargill. “Nosso papel é ir além do simples transporte de carga, catalisando uma mudança em todo o setor em direção a práticas mais sustentáveis por meio de parcerias e investimentos estratégicos.”
Inovação no Uso de Energia Eólica
A Cargill lidera a implementação de tecnologias de propulsão assistida por vento, com destaque para o Pyxis Ocean, o primeiro navio de granéis sólidos equipado com as velas WindWings® da BAR Technologies. Essas velas grandes e rígidas utilizam a energia eólica para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases poluentes. A empresa expandiu ainda mais seu programa, incorporando velas de sucção vertical VentoFoil e velas de rotor em outras embarcações, como o NBA Magritte e o TR Lady.
Essas iniciativas têm o objetivo de reduzir a dependência de combustíveis tradicionais, alinhando-se com a meta da IMO de que de 5% a 10% da energia marítima seja proveniente de fontes renováveis até 2030. A Cargill vê o vento como um recurso essencial para alcançar as metas de descarbonização a curto e longo prazo, reduzindo a necessidade de combustíveis de baixo carbono, que ainda apresentam custos elevados.
Transformação do Uso de Combustíveis
Além da propulsão eólica, a Cargill também está transformando o uso de combustíveis em sua frota, com destaque para os biocombustíveis derivados de fontes renováveis. Em 2023, a empresa iniciou a execução regular de combustíveis biológicos, com destaque para os ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME), permitindo uma redução das emissões sem grandes modificações nos motores. A Cargill também está na vanguarda do uso de metanol bicombustível, com a previsão de que suas embarcações movidas a esse combustível entrem em operação comercial nos próximos dois anos.
O metanol, por ser um combustível de baixo carbono, oferece uma alternativa escalável e promissora para a descarbonização do transporte marítimo, alinhando-se às metas de redução de emissões de Escopo 3 da empresa e de seus clientes.
Soluções Digitais para Eficiência e Sustentabilidade
A inovação digital também desempenha um papel fundamental nos esforços da Cargill para melhorar a sustentabilidade no transporte marítimo. A empresa utiliza ferramentas avançadas de otimização de viagens, como gêmeos digitais dos navios, para planejar rotas e velocidades ideais, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Em parceria com a ZeroNorth, a Cargill está implementando soluções digitais que aumentam a eficiência operacional e ajudam a indústria a avançar em direção a um futuro mais sustentável.
Colaboração Setorial para um Futuro Sustentável
A descarbonização do transporte marítimo exige um esforço coletivo. Nesse sentido, a Cargill trabalha com diversos parceiros da indústria para acelerar o desenvolvimento de combustíveis alternativos, como amônia e metanol. A empresa também é membro fundador do Maersk Mc-Kinney Moller Center for Zero Carbon Shipping e participa ativamente da Sea Cargo Charter, uma iniciativa que busca reduzir o impacto climático do setor por meio de práticas compartilhadas de descarbonização.
“Ao continuar nossa jornada, buscamos não apenas melhorar nossas próprias operações, mas impulsionar mudanças significativas em todo o setor”, afirmou Dieleman. “Nossa visão é transformar o setor de transporte marítimo em uma indústria que forneça as mercadorias necessárias para o mundo, ao mesmo tempo em que protege o futuro do nosso planeta. Estamos comprometidos em liderar essa transformação e em construir um futuro mais sustentável para o transporte marítimo global.”
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio