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Cofco Expande Capacidade de Exportação no Brasil com Novo Terminal em Santos

A Cofco International, uma das maiores tradings agrícolas do mundo, anunciará em março a inauguração da primeira fase de seu novo terminal de exportação no porto de Santos. Com um investimento total de US$ 285 milhões, o terminal agrícola STS-11 promete resolver um desafio significativo enfrentado pela empresa desde sua chegada ao Brasil em 2014: a falta de uma saída própria para seus produtos no país.

Sérgio Ferreira, diretor de operações da Cofco no Brasil, destacou que, até então, a empresa dependia de terminais terceirizados, o que aumentava seus custos em até 15% em relação aos concorrentes. A aquisição do terminal STS-11, após a licitação de 2021, representou uma grande oportunidade para a empresa, que passará a exportar não apenas grãos, mas qualquer commodity agrícola.

Expansão e Perspectivas para 2025

A previsão é que, até 2025, a Cofco utilize exclusivamente o terminal para movimentar 8 milhões de toneladas de produtos, como grãos, açúcar e farelo de soja. A partir de 2026, com a conclusão total da obra e a prestação de serviços para outras empresas, a movimentação anual deve atingir 14,5 milhões de toneladas. Atualmente, a empresa exporta cerca de 4,5 milhões de toneladas por esse porto.

Essa mudança também impactará o modelo de negócios da Cofco no Brasil, que passará a oferecer serviços portuários a terceiros, com contratos no formato “take or pay”. Nesse modelo, as empresas contratantes devem pagar uma taxa mensal, mesmo que não utilizem toda a capacidade contratada, garantindo à Cofco prioridade no carregamento dos navios.

Investimentos e Infraestrutura de Alto Padrão

O projeto contempla a construção de dois berços de atracação, a dragagem de aprofundamento do cais e a aquisição de dois shiploaders (carregadores de navios) com capacidade de 3 mil toneladas por hora cada. A infraestrutura do terminal permitirá a carga de dois navios Panamax por dia, dependendo das condições climáticas.

O pátio de descarregamento será abastecido por quatro linhas ferroviárias e três moegas de armazenamento, com capacidade de 1,5 mil toneladas por hora. A previsão é que o terminal receba até 3 composições de 120 vagões diariamente. Além disso, o terminal contará com transporte de cargas por caminhões, que serão responsáveis pelo escoamento de produtos de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Diferenciais e Sustentabilidade

Entre os diferenciais do STS-11, Ferreira destacou que 100% dos transportadores serão enclausurados, o que reduz as perdas e aumenta a sustentabilidade do terminal. O processo de carregamento será automatizado, otimizando o fluxo de caminhões e vagões. Anualmente, o terminal deverá carregar mais de 200 navios, descarregar mais de 110 mil caminhões e mais de 85 mil vagões.

Quando concluído, o terminal de Santos será o maior da Cofco fora da China, superando as instalações existentes na Argentina e na Romênia, com capacidade para movimentar até 6 milhões de toneladas anuais. Os terminais da Cofco na China são focados em importação.

A Cofco International, braço comercial da Cofco Corporation, atua em mais de 50 países e, em 2023, obteve um faturamento de US$ 50,1 bilhões, comercializando 121,7 milhões de toneladas de commodities e alimentos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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