As exportações de arroz do Vietnã em 2025 devem totalizar 7,5 milhões de toneladas métricas, uma queda em relação ao recorde de 9,04 milhões de toneladas alcançado no ano anterior. A previsão foi divulgada pelo presidente da Associação de Alimentos do Vietnã, Nguyen Ngoc Nam, em declaração à Reuters na última quarta-feira.
Atualmente, o Vietnã ocupa a posição de terceiro maior exportador mundial de arroz, atrás da Índia e da Tailândia, com as Filipinas e a Indonésia sendo seus principais destinos. Contudo, a dinâmica de mercado para este ano apresenta desafios significativos, como o possível aumento das exportações de arroz pela Índia e os esforços da Indonésia para reduzir suas importações, fatores que podem impactar as vendas vietnamitas, conforme destacou Nam.
Apesar dessas dificuldades, o presidente da associação se mostrou otimista com relação às perspectivas de aumento nas exportações para a China, que pode representar uma oportunidade estratégica para compensar a queda nas vendas para outros mercados.
Em 2024, o Vietnã exportou 9,04 milhões de toneladas de arroz, um aumento de 11,2% em comparação com o ano anterior. O valor das exportações também registrou um crescimento significativo de 21,2%, atingindo US$ 5,67 bilhões.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio