O clima favoreceu o plantio e o desenvolvimento inicial da soja, que tem o potencial de alcançar um recorde de 166 milhões de toneladas. No entanto, para garantir o máximo rendimento da safra, os produtores devem redobrar a atenção durante a fase de enchimento dos grãos, um período crucial que demanda nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta.
Durante o enchimento, a soja requer uma quantidade significativa de nutrientes, e deficiências podem comprometer o peso, a qualidade dos grãos e até o valor comercial da colheita. “Se as sementes não se formam corretamente, isso afeta o vigor e a germinação, prejudicando a qualidade para replantio”, explica Bernardo Borges, gerente técnico da BRQ Brasilquímica.
Segundo Borges, problemas nutricionais ou estresse hídrico nesta fase podem resultar em perdas de até 30% na produtividade total, dependendo da gravidade do ocorrido. A Embrapa destaca que o maior consumo de água acontece do florescimento até o completo enchimento dos grãos (fase R1-R6), quando as plantas necessitam de 7 a 8 mm de água por dia.
Necessidades nutricionais e estratégias de manejo
Além de um monitoramento constante para evitar o estresse hídrico, a soja requer a presença de macronutrientes, como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S), essenciais para o crescimento, a formação de proteínas e o desenvolvimento estrutural da planta. Também são necessários micronutrientes, como boro (B) e zinco (Zn), que regulam processos metabólicos e enzimáticos. “O enxofre é especialmente importante para a síntese de aminoácidos e proteínas”, complementa Borges.
Para atender a essas necessidades nutricionais, os agricultores têm à disposição soluções eficazes, como o QualyMix Suporte, da BRQ, que contém potássio, enxofre, cobre, manganês e zinco, ajudando no enchimento dos grãos e promovendo equilíbrio nutricional, ativação enzimática e resistência ao estresse. Outro produto da empresa, o N5, contém cinco fontes de nitrogênio, que liberam gradualmente esse nutriente para atender às demandas energéticas da planta ao longo do ciclo produtivo.
A BRQ também oferece o SK3030, à base de sulfeto de potássio, que fornece potássio eficiente e enxofre, essenciais para o transporte de fotoassimilados e formação de proteínas, e o Boro10, à base de boro MEA, que melhora a divisão e estabilidade da parede celular, além da absorção do nutriente pela planta, contribuindo para o bom enchimento dos grãos.
“Esses produtos, quando utilizados de forma estratégica, garantem que a soja receba os nutrientes essenciais de maneira equilibrada durante todo o ciclo, maximizando a produtividade e assegurando uma colheita de qualidade”, conclui Borges.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio