Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Fertilização Organomineral Impulsiona Produção de Cebola em Santa Catarina

Santa Catarina se mantém como líder nacional na produção de cebola, respondendo por 33% do volume total cultivado no Brasil. O estado continua investindo em tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para otimizar sua produção e consolidar sua posição de destaque no setor.

A principal região produtora de cebolas está localizada no Vale do Itajaí, especialmente na microrregião de Ituporanga. Nesse local, o uso de fertilizantes organominerais, como o Minerplant, tem se mostrado uma solução eficiente para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do solo. O produto, desenvolvido pela empresa Terraplant, de Chapecó (SC), combina matéria orgânica e mineral, proporcionando um fornecimento de nutrientes mais eficiente e promovendo melhorias no solo.

Salésio Horst, produtor de cebolas em Ituporanga, tem adotado gradualmente o Minerplant em sua propriedade e já observa resultados positivos. Inicialmente, ele utilizou o fertilizante em 2 hectares, realizando testes, e constatou que as áreas tratadas apresentaram os melhores resultados na lavoura. Com isso, ampliou o uso para toda a sua área de cultivo, que abrange 40 hectares.

O fertilizante organomineral combina porções orgânicas e minerais, garantindo a liberação imediata de macro e micronutrientes essenciais para as culturas. Essa combinação favorece o equilíbrio nutricional do solo, com liberação gradual dos nutrientes orgânicos, e contribui para a melhoria da estrutura física, química e biológica do solo. O resultado é uma maior resiliência das plantas, proporcionando solos e grãos mais saudáveis e produtivos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Sair da versão mobile