A Fider Pescados, líder em produção e processamento de tilápia no Estado de São Paulo, está ampliando significativamente sua capacidade de produção com a construção de uma nova fazenda de engorda, localizada no reservatório de Estreito, próximo a Rifaina, onde fica sua sede. O projeto, que visa atender à crescente demanda do mercado, terá capacidade para produzir até 8 mil toneladas de tilápia por ano, representando um aumento de 83% em relação à produção atual, que é de 9,6 mil toneladas anuais.
De acordo com Juliano Kubitza, diretor da Fider, o Grupo MCassab, ao qual a empresa pertence, tomou a decisão estratégica de investir no setor de piscicultura devido à confiança no potencial de crescimento do mercado de tilápia. “O Brasil já é um grande produtor mundial de tilápia e, em breve, se tornará um grande exportador”, afirmou Kubitza. A Fider, que já é uma das principais exportadoras de filé fresco de tilápia para os Estados Unidos, projeta um crescimento de mais de 30% em seu faturamento em 2025, alcançando cerca de R$ 200 milhões em receita.
A ampliação da capacidade de produção visa não apenas atender à crescente demanda tanto no mercado interno quanto global, mas também maximizar a operação do frigorífico automatizado em Rifaina, que possui capacidade de processar 20 mil toneladas de tilápia por ano.
Novo modelo de produção e expansão da infraestrutura
A nova fazenda de engorda contará com 400 tanques-rede, sendo que a primeira etapa, com 100 unidades, está prevista para começar em abril de 2025. A unidade ocupará apenas 2 hectares de área de água.
Além disso, a Fider implementará, em 2025, um modelo integrado de produção, inspirado nos sistemas de avicultura e suinocultura, amplamente adotado por cooperativas no Paraná. A empresa já selecionou dois piscicultores que irão receber alevinos, ração e suporte técnico para engorda de tilápia em suas propriedades, ampliando a capacidade de produção de forma descentralizada.
Esses investimentos visam consolidar a Fider como uma das maiores e mais competitivas empresas do setor de piscicultura, tanto no Brasil quanto no exterior.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio