O Ibama e o Sesc firmaram uma parceria que promete diminuir o desperdício de alimentos e ajudar no combate à fome no país.
A partir de 2025, alimentos apreendidos em fiscalizações ambientais serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil.
O Sesc Mesa é um banco de alimentos. Recebe doações de alimentos que perderam o seu valor comercial, mas que ainda estão em perfeitas condições de consumo e podem alimentar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
As doações geralmente são feitas por empresas produtoras de alimentos, produtores rurais e comércios como supermercados e padarias, por exemplo.
Neste ano, para se ter uma ideia, o programa deve alcançar 55 milhões de quilos de alimentos doados, atendendo mensalmente mais de 2,2 milhões de pessoas.
As doações que serão feitas pelo Ibama, a partir do ano que vem, devem aumentar o volume de proteína nas refeições oferecidas pelas entidades assistenciais cadastradas no Sesc Mesa Brasil, já que grande parte produtos apreendidos pelo órgão são de origem animal,.
Como costumam ter um valor mais alto e também por perderem a condição de consumo com mais facilidade, esses proteína animal costumam chegar em menor quantidade ao programa.