Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas aceleram os serviços de limpeza no Córrego do Gambá, no bairro São Mateus com o objetivo de melhorar a vasão das águas nesse período de chuvas intensas. A medida tranquiliza os moradores que já vivenciaram o dilema da inundação ocorrida no domingo (12), onde muitas famílias perderam praticamente tudo.
O túnel liner que estava bloqueado no Córrego do Gambá, na Avenida Beira Rio também já foi liberado para passagem da água e a ação continua para confecção da estrutura do muro de arrimo.
Muita terra já foi retirada na extensão do Córrego. O serviço envolve também a limpeza na lateral dos barrancos e está sendo realizado com maquinários apropriados, sendo escavadeira hidráulica diretamente dentro do córrego. Para descer e subir o barranco, uma pá carregadeira prepara o calçamento com pedras para maior segurança da ação.
Os secretários adjuntos da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Ricardo Menacho (de Planejamento e Projetos) e Milena Borges, (de infraestrutura) vistoriaram o andamento dos serviços.
“Se a Prefeitura de Cuiabá continuar assim, o resultado vai longe, e de encontro com o que a população espera da gestão”, disse Jacildo Pedroso da Silva, morador do Jardim Brasil, que trabalha no bairro São Mateus.
Muitas famílias foram afetadas e perderam tudo, inclusive a documentação pessoal, como é o caso de Odinil Corsino da Silva, 49 anos. “A água levou tudo, era gente correndo para se livrar da água. Toda a ajuda que vier será bem-vinda, queremos recuperar logo e tocar a vida”, relatou.
Rosinei Nunes, há 28 anos no local, mora com o marido e uma neta, também tenta recomeçar. Onde residem funcionava uma tapeçaria. “Foi tão rápido, o material dos estofados, os alimentos do armário foram tudo, não presta nada. Vamos ter que recomeçar”, disse ela.
Segundo o presidente do bairro, Joeder da Silva Barbalho, conhecido como Lobão, depois de domingo, qualquer chuvak já assusta. “Mudou a rotina do bairro, e a cena que vem na memória é de um emaranhado de água descendo e inundando tudo. Graças as ações emergenciais da Prefeitura de Cuiabá, temos um pouco mais de otimismo, mas a situação foi feia”, explicou.
AÇÕES
O bairro São Mateus possui aproximadamente 20 ruas, sendo que 11 foram duramente afetadas. Para amenizar a situação, a Secretaria de Assistência Social realiza desde as primeiras horas de segunda-feira (14) o levantamento socioeconômico das famílias. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Públicos (Limpurb) também está mobilizada para o recolhimento dos móveis, utensílios e demais pertences que não servem mais para uso e foram dispensadas na frente das residências.
Vale ressaltar que o prefeito Abilio Brunini enviou para a aprovação na Câmara Municipal de Cuiabá o projeto que prevê um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil para ajudar as vítimas das chuvas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT