Pesquisas realizadas pelo Cepea indicam que os preços do trigo no mercado interno parecem ter atingido um nível de suporte, com sinais de possíveis variações positivas nas próximas semanas. A conclusão da safra brasileira levou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a revisar para baixo suas estimativas de produção, levando a cifra ao menor patamar dos últimos três anos. Esse cenário, segundo especialistas do Cepea, reforça a expectativa de aumento nas importações de trigo, principalmente no primeiro semestre de 2025.
Embora a Argentina se apresente como a principal fornecedora de trigo ao Brasil, o país vizinho busca ampliar suas parcerias comerciais, com destaque para a China, o que pode influenciar a dinâmica do mercado.
Além disso, os pesquisadores do Cepea alertam que a taxa de câmbio será o principal fator de influência sobre a paridade de importação do trigo. Também há preocupações em relação à dinâmica das transações internacionais, especialmente com a posse do novo governo nos Estados Unidos, que pode gerar novos impactos nas negociações do setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio