Levantamento interno mapeou espaços que pudessem ser readequados e 400 novas vagas foram criadas na rede pública municipal. Aulas têm início nesta segunda-feira, dia 3
O início do ano letivo, em Várzea Grande, será marcado pelo aumento de 400 novas vagas para alunos da rede pública municipal. A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) vai atender cerca de 33 mil alunos em 96 unidades escolares da rede nesse ano letivo de 2025 que se inicia na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro.
De acordo com o secretário, Pe. Edson Sestari, assim que a nova gestão assumiu a pasta, um estudo técnico foi realizado para levantar nas unidades espaços que pudessem ser readequados, permitindo a ampliação do número de salas de aula, possibilitando o aumento da oferta de novas vagas. “A determinação da prefeita Flávia Moretti é para que nenhuma criança fique fora da sala de aula, para isso estamos realizando esse trabalho nas escolas e também reabrimos o sistema ‘Matrícula Web’ no Portal da Prefeitura para o cadastramento das famílias que ainda não conseguiram matricular seus filhos” explicou.
O trabalho de readequação dos espaços foi realizado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs): Profª Irenice Godoy de Campos Silva, Nair de Oliveira Correa, Benedita Bernardina Curvo, Manoel João de Arruda, Jaime Verissimo de Campos Júnior e Antônio Joaquim de Arruda, o que permitiu a abertura das 400 novas vagas disponibilizadas para a comunidade escolar.
Segundo o secretário, o trabalho da equipe da Superintendência do Sistema Escolar da SMECEL vai continuar durante todo o ano para dinamizar os espaços dentro das escolas, contribuindo para a ampliação das vagas, visando reduzir a lista de 2.400 inscritos aguardando vaga na rede municipal de Várzea Grande.
APRENDIZAGEM – Além da ampliação das vagas, o início das aulas nas unidades municipais também será marcado pela metodologia de ensino adotada pela nova gestão. Conforme a superintendente Pedagógica, professora Elizete Gonzaga dos Santos Lima, todos os processos de formação continuada dos docentes e não docentes serão realizados na própria escola, com o objetivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem diretamente em sala de aula.
“Os formadores da Superintendência estarão trabalhando em conjunto, diretamente na escola para avançar nas práticas pedagógicas dos professores”, explicou a superintendente, reforçando que todas as ações de formação e capacitação a serem desenvolvidas durante o ano, deverão acontecer de maneira descentralizada, dentro da escola, de acordo com a necessidade de cada unidade escolar.
A superintendente informa também que 2025, será o ano das avaliações, tanto interna como externa. Avaliações externas como a do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, Avalia MT e Alfabetiza MT e Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, do Governo Federal estão na pauta, como também a auto avaliação na escola. “Cada escola vai ‘pensar’ seus processos de autoavaliação para buscar quais são suas dificuldades, quais os avanços, o que é preciso melhorar, e isso vai implicar na construção do processo político/pedagógico” finalizou.